5 dicas para ajudar a controlar sua ansiedade

Você já deve ter experimentado algum grau de ansiedade em algum momento da sua vida – e por mais que não pareça, eles podem evoluir até o ponto de te manter paralisado. Seja antes de uma prova, de uma viagem, um novo emprego, aquela sensação de frio na barriga, coração acelerado ou mãos suadas é bem conhecida da maioria das pessoas. Mesmo que seja inevitável, existem algumas maneiras de tentar controlar a sua ansiedade com simples atitudes – confira aqui algumas delas:

 

  • Pratique exercícios de respiração: inspire pelo nariz, expire pela boca, lenta e profundamente. Concentre-se na sua respiração, nos movimentos do seu abdômen. Exercícios simples de respiração podem te ajudar a manter a calma e recuperar o foco.

 

  • Mude o foco: tente mudar o foco para outra coisa diferente do foco da sua ansiedade. Tenha um livro à mão, coloque uma música, conte os azulejos na parede. Voltar sua atenção para outra coisa que te mantenha entretido é muito útil para reduzir a ansiedade.

 

  • Fale com alguém: pode ser um parente, um amigo ou até mesmo a pessoa na fila ao seu lado. Conversar com alguém, nem que seja para falar de como o tempo está louco naquela semana, ajuda a desviar o foco.

 

  • Coloque as mãos na água gelada: mergulhar as mãos em água fria ou jogar um pouco no rosto causa um estímulo que promove uma maior sensação de alívio e muda a atenção do cérebro para outras sensações.

 

  • Aromaterapia: aromas específicos podem auxiliar a reduzir os sintomas de ansiedade. Tenha por perto algum óleo essencial com um aroma que promova a sensação de relaxamento, como óleo essencial de alecrim, baunilha, lavanda, camomila, laranja ou eucalipto. Esses óleos podem ser comprados em lojas especializadas ou de produtos naturais.

 

Alguns comportamentos simples podem te ajudar a se manter mais calmo e menos ansioso em situações de estresse, mas também é importante que você possa reconhecer esses sinais e os gatilhos que os desencadeiam e procurar ajuda especializada de um psicólogo caso seja necessário. A terapia pode ser um caminho para auxiliar a encontrar o seu equilíbrio emocional e a sua autoconfiança.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.