Economia

CADÚNICO: ESTA maneira de cadastro via INTERNET surpreende os brasileiros

O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) é um sistema que reúne informações de famílias brasileiras em situação de pobreza e de extrema pobreza. O cadastro é usado como um instrumento para incluir famílias de baixa renda em iniciativas públicas, como o Auxílio Brasil.

Todavia, a inscrição no sistema não garante, automaticamente, os repasses dos benefícios, isso porque existem regras específicas para participar de cada um deles. Nesta feita, caso tenha interesse em fazer a inscrição no sistema de dados do Governo Federal, saiba que é possível fazer um pré-cadastro pela internet.

Veja a seguir como se inscrever no CadÚnico.

Quem pode se inscrever no CadÚnico?

Para se cadastrar no sistema do governo, é necessário se enquadrar em uma das situações abaixo:

  • Pertencer a família com renda per capita mensal de até meio salário mínimo (R$ 606);
  • Integrar a família com renda bruta mensal de até três salários mínimos (R$ 3.636);
  • Compor família com renda superior as mencionadas, mas que precisam da inscrição para concessão de medida específica;
  • Ser de família em situação de rua – sozinho ou acompanhado.

Como fazer a inscrição no CadÚnico?

Antes de mais nada, será necessário fazer um pré-cadastro através da plataforma Gov.br. Neste sentido, basta seguir os passos abaixo:

  1. Acesse o site Gov.br;
  2. Clique em “Entrar”;
  3. Informe o seu CPF;
  4. Leia e concorde com os termos;
  5. Escolha entre seguir com o cadastro através das informações de uma conta ou clique em “Tentar de outra forma”;
  6. Caso a segunda opção seja escolhida, é preciso responder as perguntas e clicar em “continuar”;
  7. O sistema enviará um código de segurança para o e-mail e o número de celular cadastrados;
  8. Para finalizar, informe o código e crie uma senha de acesso.

Completada esta etapa, acesse a opção do CadÚnico e realize o pré-cadastro. Lembrando que, depois dessa pré-inscrição, será preciso ir até uma unidade do CRAS no prazo de 120 dias para fornecer as demais informações.

Quais os documentos necessários para a inscrição?

Na prática, o responsável familiar deve apresentar o seu CPF ou título de eleitor e conceder pelo menos um documento dos seguintes para cada pessoa da família:

  • Certidão de Nascimento;
  • Certidão de Casamento;
  • Cadastro de Pessoas Físicas – CPF;
  • Carteira de Identidade – RG;
  • Carteira de Trabalho;
  • Título de Eleitor;
  • Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI) – somente se a pessoa for indígena.