O Cadastro Único se trata de um sistema utilizado pelo Governo Federal, em que reúne os dados pessoais de famílias em situação de vulnerabilidade. Por meio do CadÚnico, milhares de brasileiros podem ser beneficiados por programas sociais.
Por esse motivo, é importante que as famílias tenham os seus dados à disposição do Governo, que pode as beneficiar automaticamente com algum benefício social.
É importante salientar que a inscrição da família no CadÚnico é realizado de forma presencial nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) ou em postos de atendimento do sistema. Durante o procedimento, o atendente realiza uma entrevista com o responsável familiar, que deverá apresentar alguns documentos que comprove a condição atual.
O responsável pela família deve ter, no mínimo, 16 anos de idade, possuir CPF ou título de eleitor e ser, preferencialmente, mulher. Neste sentido, será necessário estar com o seu CPF ou título de eleitor em mãos e ceder pelo menos um dos documentos citados abaixo de cada membro da família:
Vale ressaltar que o Governo Federal recentemente autorizou que os cidadãos fizessem uma pré-inscrição no banco de dados através do aplicativo oficial. Veja o passo a passo a seguir:
Antes de qualquer coisa, o cidadão deve ter uma conta na plataforma Gov.br. Basta:
Após realizar essa operação, baixe o aplicativo do CadÚnico e faça o pré-cadastro:
Depois de inserir as informações, você terá até 120 dias comparecer a um posto de atendimento (CRAS) para finalizar o cadastro.
Esta é uma das etapas mais importantes do processo, o entrevistador social fará algumas perguntas referentes a vários aspectos da realidade da família, como:
Com a realização da inscrição no CadÚnico, a família obrigatoriamente deve atualizar os seus dados a cada dois anos. Porém, em casos alterações, como mudança de endereço da residência, por exemplo, a informação deve ser repassada.
Neste caso, o próprio cidadão deve procurar um CRAS ou acessar o aplicativo oficial para atualizar os seus dados. Vale ressaltar que o Governo realiza uma revisão cadastral todos os anos e, caso as informações não sejam atualizados em um prazo de 4 anos, o registro pode ser excluído do sistema.