O Cadastro Único (CadÚnico) é uma base de dados que serve para identificar e conhecer as pessoas e famílias mais vulneráveis do país e, assim, ajudar o Governo Federal a desenvolver políticas públicas voltadas para essa população, conforme informações oficiais do Ministério da Cidadania.
Conforme informa o Ministério da Cidadania, atualmente existem 28 programas federais que utilizam a base do Cadastro Único (CadÚnico) para a gestão de suas ações, como o Programa Auxílio Brasil, o Benefício de Prestação Continuada, a Tarifa Social de Energia Elétrica, o Criança Feliz, entre outros.
De acordo com o Ministério da Cidadania, ao se inscrever ou atualizar seus dados no Cadastro Único (CadÚnico), o cidadão estará apto a participar de diversos programas sociais dos governos federal, estadual, municipal e do Distrito Federal.
A inscrição no Cadastro Único (CadÚnico), garante que o Ministério da Cidadania e os órgãos gestores dos outros programas direcionam os serviços e benefícios a quem realmente precisa, aos mais pobres e vulneráveis.
Conforme informações do Ministério da Cidadania, a Revisão Cadastral tem como objetivo garantir a atualização dos dados do Cadastro Único (CadÚnico), pelas famílias que estão com os cadastros desatualizados, ou seja, que estão há mais de dois anos sem atualizar os dados.
Já a Averiguação Cadastral é um processo de verificação das informações registradas no Cadastro Único (CadÚnico), por meio da comparação dos dados declarados pelas famílias com outros registros administrativos do governo federal, a fim de identificar possíveis inconsistências, principalmente quanto à renda dos integrantes da família, explica o Ministério da Cidadania em sua plataforma oficial.
Conforme informações oficiais do Ministério da Cidadania, as famílias incluídas na Averiguação Cadastral apresentam divergência entre a renda declarada para o Cadastro Único (CadÚnico) e a renda de outros registros do Governo Federal.
Nesses registros, uma ou mais pessoas da família possuem informação de remuneração do trabalho ou de benefício pago pelo INSS que não está constando no Cadastro Único (CadÚnico) ou que está com um valor menor do que o encontrado nos outros registros do governo federal, destaca o Ministério da Cidadania.