Se você sonha em sair do aluguel, ter sua casa própria e quer saber como fazer o cadastro minha casa minha vida 2022, veio ao lugar certo.
Pois, hoje te mostraremos quais são os critérios. Além disso, saiba quem tem direito a receber o benefício, bem como onde realizar seu cadastro.
Então, não deixe de acompanhar até o final para conhecer melhor o programa. Ademais, saiba quais são as regras e o que é necessário para conseguir o subsídio do governo e ter sua casa própria ainda esse ano.
O que é o programa Minha Casa, Minha Vida?
Criado na gestão anterior, em 2009, o programa Minha Casa, Minha Vida visa contemplar milhares de brasileiros com renda inferior, para que se faça possível que a família saia do aluguel. E assim, conquiste seu imóvel próprio.
Desde que foi criado o programa já entregou mais de 4 milhões de casas e apartamentos para a população mais pobre do país.
Dentre as vantagens de se cadastrar no programa, estão as condições facilitadas como: ajuda do governo, redução de taxas e juros e prazos mais flexíveis para pagamento, que variam de acordo com cada caso.
Vale lembrar que, como era um programa da gestão anterior, o Minha Casa, Minha Vida foi substituído pelo governo atual em 2020. Então, passou a se chamar Casa Verde e Amarela. No entanto, ainda é possível realizar o cadastro para se beneficiar das facilidades que ele oferece.
O que é preciso para participar do programa Minha Casa, Minha Vida?
Para que um cidadão se beneficie com o programa, é importante que ele conheça as regras que se aplicam aos inscritos.
O primeiro ponto importante, é que para ter a aprovação, é necessário que a renda familiar não ultrapasse R$ 1.800,00 por mês. Na soma desse valor não entram outros benefícios recebidos do Governo, como Bolsa Família ou auxílio desemprego. Também não contam os BPC, que são benefícios de prestação continuada.
Além disso, se você receber outros benefícios voltados para habitação do governo, não poderá participar do programa.
Como é feita a seleção para entrar no programa?
Até pouco tempo atrás, os municípios eram os responsáveis por realizar um sorteio dos contemplados que receberiam as habitações subsidiadas pelo governo.
Entretanto, o governo atual instaurou novos processos e um novo sistema. Dessa forma, faz o registro de cada membro da família, onde consta seu nível de escolaridade e as características da residência onde mora, além de outros dados.
E é esse sistema que determina quem irá receber as moradias do programa. Desse modo, o CADúnico, que é utilizado em outros programas sociais, é utilizado para se obter mais informações a respeito da família. Por fim, decidir se ela está apta a ser contemplada.
Quem pode participar do programa?
Para realizar o cadastro e se eleger como possível contemplado para receber uma moradia subsidiada pelo governo, além de cumprir os critérios citados anteriormente, algumas outras situações também podem ser levadas em conta. Como, por exemplo:
- Estar em situação de rua;
- Dividir a residência em sistema de dormitórios com mais de três pessoas;
- Ter a renda familiar mensal comprometida em mais de 30%, para pagamento de aluguel;
- Residindo em locais sem finalidade residencial.
Idosos com mais de 60 anos e pessoas com deficiências também devem ocupar pelo menos 3% das casas ou apartamentos subsidiados pelo governo.
Se você é mulher e chefe de família, beneficiário do Bolsa Família, possui uma pessoa negra no grupo familiar, ou tem dependentes de 6 a 12 anos, ou alguém com deficiência na família, também enquadra no programa.
Como fazer o cadastro Minha Casa Minha Vida 2022?
Existem duas maneiras de realizar o cadastro no programa. A primeira é comparecer a uma agência da Caixa levando os documentos necessários como RG, CPF, certidão de casamento ou nascimento e extrato do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço.
Após realizar o cadastro, basta a ir a uma imobiliária, que esteja vinculada ao programa, apresentando a ficha de cadastro. Além do mais, deve mostrar uma averbação a respeito da área total construída do imóvel a ser financiado. Por fim, aguardar a avaliação física do responsável.
A segunda é realizar o cadastro de forma online através do site da Caixa. Para isso, basta acessar o Portal e selecionar a opção Simulação Habitacional. Preencha o formulário de forma correta. Em seguida, informe o local onde está situado o imóvel de seu interesse.
O próximo passo é preencher um questionário a respeito do banco. Por fim, você já poderá ver o resultado ponderando a respeito do valor das parcelas, e se caberá em seu orçamento familiar.
Agora que você já sabe como realizar o cadastro Minha Casa Minha Vida 2022, acesse o site ou vá a uma agência da Caixa, portando seus documentos. Sendo assim, faça seu cadastro e conquiste o sonho da casa própria.