Quais medidas ajudam a evitar o burnout nas empresas? O que os gestores podem fazer para que o ambiente de trabalho seja menos desgastante e mais saudável para todos os liderados?
Essas dúvidas têm sido muito recorrentes, para muitas pessoas. Mas a verdade é que existem muitas ações positivas que podem ser colocadas em prática na hora de incentivar os cuidados com a saúde.
Algumas delas nós listamos no decorrer deste conteúdo. Acompanhe e prepare um ambiente qualificado para os seus liderados.
É preciso ter em mente que o burnout nas empresas deve ser evitado todos os dias. As pessoas merecem um incentivo voltado à saúde mental, e isso não deve acontecer apenas de forma pontual.
Em outras palavras, a preocupação com o bem-estar dos colaboradores deve ser constante, e não de tempos em tempos, só no Janeiro Branco ou Setembro Amarelo.
Por isso, considere os apontamentos abaixo como verdadeiros hábitos de uma corporação saudável:
Incentivar hábitos saudáveis é um dos passos para evitar o burnout nas empresas. As pessoas precisam compreender que a vida pessoal impacta – e muito – na vida profissional. Se elas não investem em bons hábitos, a tendência é que sintam esse reflexo no ambiente de trabalho.
Sendo assim, incentive a prática de exercícios, a alimentação saudável, o sono regulado, e assim por diante. Você pode, ainda, criar programas de benefícios voltados a esses hábitos. Por exemplo, uma bonificação para quem ir trabalhar a pé X vezes no mês.
Delegue as tarefas com muita atenção e cuidado. Muitas vezes, os gestores querem evitar o burnout nas empresas, mas nem se dão conta de que estão sobrecarregando os seus liderados.
Sendo assim, analise com cuidado a sua atuação. Veja até que ponto você está delegando de acordo com os limites de cada um, ou apenas está “passando adiante” as obrigações, sem respeitar o espaço alheio.
Assim como é seu papel incentivar os hábitos saudáveis dentro da empresa, também é importante criar campanhas e espaços que motivem os cuidados com a saúde mental. Vale apostar em palestras, ambientes de descanso, atividades recreativas, e assim por diante.
Se os seus liderados procuram você, mas você está sempre indisponível, pode ser que eles estejam sem amparo no ambiente de trabalho.
E essa ausência sua pode estar promovendo uma sobrecarga emocional, uma vez que o indivíduo pode estar necessitando de direcionamento ou apenas quer relatar dificuldades em concluir uma carga de tarefas.
Por isso, acolha os seus liderados para que eles se sintam mais tranquilos e prontos para lidar com os desafios cotidianos.
Cuidado com as expectativas que você tem colocado sobre as pessoas. Às vezes, ficar superestimando pode provocar o burnout nas empresas. Sabe por quê? Porque você estará impulsionando a pessoa a um comportamento obsessivo e perfeccionista, que pode ser extremamente prejudicial.
Portanto, cuide das expectativas que você demonstra com relação as outras pessoas.