Um Projeto de Lei de autoria do deputado Pedro Lucas Fernandes (União-MA) tem como objetivo liberar o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para a aquisição de automóveis novos ou usados.
O deputado afirmou à Agência Câmara de Notícias, que a modalidade de saque deve estimular o mercado de veículos novos e usados. “Isso redundará no aquecimento da economia e na criação de postos de trabalho no setor”, disse. “Além disso, possibilitará ao trabalhador fazer uso de seu patrimônio”.
Hoje os trabalhadores que possuem conta com saldo no FGTS não podem sacar os recursos para adquirir automóveis, no entanto, o valor disponível no Fundo de Garantia pode ser utilizado em outras situações. Veja em quais situações os cidadãos podem sacar o FGTS:
No site do FGTS é possível conferir a lista completa de situações em que os trabalhadores têm direito ao saldo disponível em conta. Vale lembrar que o valor descontado mensalmente é de 8% do valor do salário dos cidadãos.
A possibilidade de sacar parte do saldo do FGTS chama a atenção de muitos trabalhadores. Desse modo, é importante saber como consultar o valor disponível no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço.
Os cidadãos podem consultar o saldo por meio do aplicativo FGTS, disponível para aparelhos Android e iOS, bem como pelo site da Caixa Econômica Federal, no entanto, no último caso é preciso ser correntista da instituição financeira.
Por fim, os trabalhadores também podem ficar por dentro dos depósitos e saldo do FGTS por meio de mensagens de texto gratuitas. Para isso é preciso fazer a adesão da opção nos terminais de autoatendimento da Caixa.