Brasil deve deixar o ranking das dez maiores economias mundiais em 2020 - Notícias Concursos

Brasil deve deixar o ranking das dez maiores economias mundiais em 2020

De acordo com os mais recentes dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Economia, da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV), o Brasil pode deixar de aparecer entre as dez maiores economias do mundo. O país pode ser ultrapassado por Canadá, Coreia do Sul e Rússia.

Os pesquisadores Marcel Balassiano e Claudio Considera consideraram projeções realizadas em outubro pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), de acordo com o jornal Valor Econômico. Tomando como base esses dados, o baque do Brasil com a pandemia do novo coronavírus pode ser ainda maior.

As projeções feitas pelo FMI para o Brasil este ano, a crise econômica e a pandemia faria o país ter o seu Produto Interno Bruto (PIB) de US$ 1,8 trilhão em 2019 para US% 1,4 trilhão até o fim de 2020. Com esse número, a economia do Brasil seria ultrapassada pelas dos canadenses, sul-coreanos e russos.

Mesmo com a pandemia levando boa parte do mundo a uma forte queda da economia, no Brasil os efeitos podem ser ainda mais sentidos. O real foi uma das moedas que mais se desvalorizaram no mundo. No início de 2020 até o fim de outubro, o câmbio se desvalorizou em 40% quando comparado ao patamar em que o dólar estava no fim do ano passado.

Levando em conta a métrica do dólar, a economia do Brasil iria de nona maior do mundo em 2019 para 12ª maior em 2020.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?