Economia

BPC: Saiba quem receberá o Benefício de Prestação Continuada em 2022

O BPC (Benefício de Prestação Continuada) é concedido às pessoas com deficiência comprovadamente incapazes de trabalhar para se sustentar e não terem ninguém para ajudar. Assim, para saber a quem o INSS pagará o equivalente a um salário-mínimo, continue com a leitura da matéria desta segunda-feira (10) do Notícias Concursos.

Reajuste do BPC em 2022

Antes de tudo, é preciso ressaltar que a renda familiar por pessoa precisa ser de um quarto do salário-mínimo. Dessa forma, em 2022, os benefícios serão reajustados. Mesmo que o BPC tenha como parâmetro o salário mínimo, agora ele será de R$ 1.212,00. Então, para quem atende às regras para concessão, o processo de inscrição pode ser feito por meio do aplicativo Meu INSS.

Muitas vezes, a necessidade de comparecer na agência do INSS é apenas para comprovação. Uma informação importante sobre o BPC é que ele não pode ser combinado com outros benefícios concedidos pela Previdência Social.

BPC: Saiba quem receberá o Benefício de Prestação Continuada em 2022? – Foto: Canva Pro

Neste caso, só se pode aderir no caso de benefícios como assistência médica ou pensões compensatórias. Também se aplica à remuneração decorrente de contratos de aprendizagem. Entre as regras para quem pode receber benefícios, destacam-se:

  • Brasileiros nascidos, bem como naturalizados no Brasil com nacionalidade portuguesa;
  • Aqueles cuja renda familiar per capita é inferior a um quarto do salário mínimo vigente no país;
  • Pessoas com deficiência, independentemente da idade;
  • Quando houver barreiras de longo prazo, com período mínimo de 02 anos, que podem ser barreiras físicas, mentais, intelectuais ou até mesmo sensoriais que impeçam a participação plena e efetiva na sociedade.

Como solicitar os benefícios

Ademais, para solicitar esse benefício, não deixe de usar o aplicativo Meu INSS, que está disponível para download para Android e iOS. Para mais informações sobre o BPC, ligue para 135 de segunda a sábado das 7h às 22h.