Nesta sexta-feira (27), o Governo Federal está seguindo com os pagamentos do programa Bolsa Família. Hoje é a vez dos usuários que possuem o Número de Identificação Social (NIS) final 8. Segundo informações da Caixa Econômica Federal, o dinheiro está na conta destas pessoas desde as primeiras horas desta manhã.
Para movimentar o saldo depositado na conta poupança social digital, o usuário não precisa sair de casa. Através do sistema do app do Caixa Tem, é possível pagar contas, transferir saldos para outros bancos e até mesmo gerar um código para saques em caixas eletrônicos, casas lotéricas e correspondentes Caixa Aqui.
O cidadão também pode movimentar o saldo do Bolsa Família através dos cartões do Auxílio Brasil. Mesmo que o programa tenha mudado de nome, o fato é que estes dispositivos seguem funcionando normalmente este ano. Segundo o Ministério da Cidadania, mais de 8,5 milhões de pessoas receberam estes cartões no ano passado.
Para este mês de janeiro, segue valendo a regra de que todos os usuários precisam receber um patamar mínimo de R$ 600 por família. Com a aprovação da PEC da Transição ainda no final do ano passado, o Ministério do Desenvolvimento Social conseguiu manter os valores de pagamentos.
Dados mais recentes do Governo Federal apontam que pouco mais de 21, 9 milhões de pessoas estão aptas ao recebimento do Bolsa Família neste mês de janeiro. O número é basicamente o mesmo que se registrou em dezembro do ano passado, quando o projeto ainda se chamava Auxílio Brasil.
Mudanças no Bolsa Família
Como é possível perceber, o desenho do atual Bolsa Família é semelhante ao sistema que vinha sendo adotado pelo antigo Auxílio Brasil. Contudo, é provável que este processo passe por uma série de alterações no decorrer das próximas semanas.
O Ministério do Desenvolvimento Social já está trabalhando em uma espécie de pente-fino nas contas do Cadúnico. A ideia, segundo o Governo, é encontrar possíveis fraudes no sistema. Com o procedimento, milhares de contas podem ser excluídas.
Por outro lado, o poder executivo também estuda a possibilidade de inserir mais pessoas ao programa no decorrer das próximas semanas. O valor dos pagamentos também deve mudar para parte dos usuários, com a adesão do adicional de R$ 150 por filhos menores de seis anos de idade, a partir de março.
Calendário
Enquanto as mudanças não chegam, os pagamentos do Bolsa Família seguem acontecendo normalmente nesta semana. Abaixo, você pode conferir o calendário detalhado de liberações para este mês.
Note que cada grupo tem um prazo de 120 dias, ou seja, quatro meses para realizar algum tipo de movimentação do Bolsa Família neste período.
- Usuários com NIS final 1: 18 de janeiro (quarta-feira);
- Usuários com NIS final 2: 19 de janeiro (quinta-feira);
- Usuários com NIS final 3: 20 de janeiro (sexta-feira);
- Usuários com NIS final 4: 23 de janeiro (segunda-feira);
- Usuários com NIS final 5: 24 de janeiro (terça-feira);
- Usuários com NIS final 6: 25 de janeiro (quarta-feira);
- Usuários com NIS final 7: 26 de janeiro (quinta-feira);
- Usuários com NIS final 8: 27 de janeiro (sexta-feira);
- Usuários com NIS final 9: 30 de janeiro (segunda-feira);
- Usuários com NIS final 0: 31 de janeiro (terça-feira).