O Governo Federal conclui oficialmente neste semana os pagamentos de janeiro do programa Bolsa Família. Segundo as informações oficiais, dois grupos de usuários ainda devem receber os saldos em suas contas. O benefício é depositado sempre na conta poupança social digital de cada cidadão.
O calendário oficial aponta que na segunda-feira (30) será a vez dos usuários que possuem o Número de Identificação Social (NIS) final 9. Já na terça-feira (31) será a vez daqueles que possuem o NIS final 0. Quem tem NIS finais 1 a 8 já pode movimentar o dinheiro, já que os pagamentos aconteceram nos dias anteriores.
No caso específico das pessoas que possuem o NIS final 9, há uma antecipação do calendário. Mesmo que oficialmente as liberações para este grupo aconteçam apenas na segunda-feira (30), o fato é que todos os grupos que recebem nas segundas podem antecipar a movimentação para o sábado imediatamente anterior. No caso daqueles que possuem NIS final 9, o dinheiro está na conta desde o sábado (28).
Em todos as situações, os pagamentos não podem ser menores do que R$ 600. Inicialmente se imaginou que o valor do Bolsa Família poderia ser reduzido por causa do fim da validade da PEC dos Benefícios em dezembro do ano passado.
Contudo, o Governo Lula conseguiu aprovar a PEC da Transição também em dezembro. O novo documento liberou R$ 145 bilhões dentro do teto de gastos públicos para o novo governo. Este dinheiro foi mais do que suficiente para bancar a manutenção do valor mínimo do Bolsa Família.
Número de usuários
Dados mais recentes do Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome mostram que pouco mais de 21 milhões de pessoas estão aptas ao recebimento do Bolsa Família neste mês de janeiro. Trata-se de um número semelhante ao que se registrou no Auxílio Brasil no último mês de dezembro.
Entretanto, é possível e provável que este número seja reduzido nos próximos meses. O Governo Federal está realizando uma espécie de pente-fino nas contas do benefício, e a expectativa é de que milhares de pessoas percam o direito de receber o saldo.
Calendário do Bolsa Família
Assim como acontecia no Auxílio Brasil, os pagamentos do Bolsa Família ocorrem sempre nos 10 últimos dias úteis de cada mês. A divisão dos grupos acontece com base no final do Número de Identificação Social (NIS) de cada cidadão.
Abaixo, você pode conferir o calendário detalhado de pagamentos do Bolsa Família para este mês de janeiro:
- Usuários com NIS final 1: 18 de janeiro (quarta-feira);
- Usuários com NIS final 2: 19 de janeiro (quinta-feira);
- Usuários com NIS final 3: 20 de janeiro (sexta-feira);
- Usuários com NIS final 4: 23 de janeiro (segunda-feira);
- Usuários com NIS final 5: 24 de janeiro (terça-feira);
- Usuários com NIS final 6: 25 de janeiro (quarta-feira);
- Usuários com NIS final 7: 26 de janeiro (quinta-feira);
- Usuários com NIS final 8: 27 de janeiro (sexta-feira);
- Usuários com NIS final 9: 30 de janeiro (segunda-feira);
- Usuários com NIS final 0: 31 de janeiro (terça-feira).
Segundo as regras gerais do Bolsa Família, cada usuário tem um prazo de 120 dias, ou seja, quatro meses para movimentar o dinheiro do programa social. Caso o cidadão não faça nenhuma movimentação neste dinheiro durante este prazo, o saldo volta aos cofres públicos.