O Governo Federal realiza nesta quarta-feira (15) mais uma rodada de pagamentos do programa Bolsa Família. Segundo informações da Caixa Econômica Federal, hoje é a vez dos usuários que possuem o Número de Identificação Social (NIS) final 3. O dinheiro está na conta dos beneficiários desde as primeiras horas da manhã.
De acordo com as regras gerais do Bolsa Família, este grupo tem um prazo de 120 dias, ou seja, quatro meses para movimentar esta quantia. Não é necessário usar todo o dinheiro de uma só vez neste período de tempo. Basta uma simples movimentação, como uma transferência ou um saque, para que o Governo entenda que o cidadão tem intenção de usar o dinheiro.
Para movimentar o saldo do Bolsa Família, o indivíduo pode usar o app do Caixa Tem. Através da aplicação, é possível pagar contas, transferir saldos e até mesmo gerar um código para saques em casas lotéricas, caixas eletrônicos de bancos e em correspondentes Caixa Aqui a partir desta numeração gerada.
Também é possível movimentar o saldo do programa através dos cartões do Auxílio Brasil. Estima-se que mais de 8,5 milhões de pessoas receberam este dispositivo no decorrer do segundo semestre do ano passado. Embora o projeto tenha mudado de nome, o fato é que estes cartões ainda não perderam a validade.
Ainda no decorrer desta semana, o Governo Federal deverá realizar outros pagamentos do programa Bolsa Família. Na quinta-feira (16) será a vez dos usuários que possuem o NIS final 4, e na sexta-feira (17), os repasses ocorrem para os indivíduos com o NIS final 5. Os demais grupos recebem o saldo depois do carnaval.
Bolsa Família em fevereiro
Dados mais recentes do Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome apontam que pouco mais de 21,8 milhões de pessoas estão aptas ao recebimento do Bolsa Família neste mês de fevereiro.
O número é ligeiramente menor do que o registrado em janeiro. Estima-se que entre um mês e outro, pouco mais de 100 mil brasileiros tenham deixado de receber o dinheiro do benefício social. Ao menos uma parte deles saiu do projeto por exclusão.
Para este mês, o Governo está seguindo com a lógica de liberações mínimas de R$ 600 por família, de modo que uma mesma casa não pode receber mais de um Bolsa Família. Esta regra vale para todos, independente da quantidade de integrantes que residem em uma mesma casa.
Abaixo, você pode conferir o calendário completo do Bolsa Família para este mês de fevereiro:
- Usuários com NIS final 1: 13 de fevereiro (segunda-feira);
- Usuários com NIS final 2: 14 de fevereiro (terça-feira);
- Usuários com NIS final 3: 15 de fevereiro (quarta-feira);
- Usuários com NIS final 4: 16 de fevereiro (quinta-feira);
- Usuários com NIS final 5: 17 de fevereiro (sexta-feira);
- Usuários com NIS final 6: 22 de fevereiro (quarta-feira);
- Usuários com NIS final 7: 23 de fevereiro (quinta-feira);
- Usuários com NIS final 8: 24 de fevereiro (sexta-feira);
- Usuários com NIS final 9: 27 de fevereiro (segunda-feira);
- Usuários com NIS final 0: 28 de fevereiro (terça-feira).
Pente-fino
Embora membros do Governo Federal rejeitem a utilização deste termo, o “pente-fino” nas contas do Cadúnico seguem acontecendo neste mês de fevereiro. A expectativa é de que o Ministério divulgue o resultado desta operação até o final deste mês.
Em entrevista recente, a Ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB) disse que a expectativa é de que até 2 milhões de pessoas percam o direito de receber o benefício social nas próximas semanas.
A ideia do Governo é realizar estas exclusões até antes de março deste ano, quando eles pretendem iniciar as liberações do novo Bolsa Família.