O governo federal retoma nesta semana os pagamentos de mais uma rodada do Bolsa Família. Trata-se do maior programa de transferência de renda do país. Dados mais recentes do Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome indicam que pouco mais de 21 milhões de brasileiros recebem o benefício todos os meses.
Em novembro, os pagamentos serão retomados na próxima sexta-feira (17), mas nem todo mundo vai receber o saldo nesta data. Assim como ocorreu nos meses anteriores, o benefício é pago tomando como base o final do Número de Identificação Social (NIS) de cada usuário.
Grupos que recebem Bolsa Família nesta semana
- NIS 1
Como dito, os pagamentos do Bolsa Família tomam sempre como base o final do NIS de cada usuário. Na sexta-feira (17), os repasses serão feitos para as pessoas que possuem o Número de Identificação Social final 1. Este é o grupo que historicamente recebe o benefício na primeira liberação.
- NIS 2
Outro grupo que também poderá usar o Bolsa Família nesta semana é formado pelas pessoas que possuem o NIS final 2. Oficialmente, estas pessoas só receberiam o benefício na próxima segunda-feira (20).
Entretanto, o governo federal costuma antecipar os pagamentos das pessoas que recebem nas segundas. Nestes casos, os repasses são antecipados para o sábado imediatamente anterior, ou seja, o próximo sábado (18).
- Cidades em situação de emergência
Outro grupo que também poderá receber o Bolsa Família nesta semana é formado por pessoas que residem em cidades que estão oficialmente em situação de calamidade pública, seja por causa de fortes chuvas ou de fortes secas.
A lista completa de cidades e estados que serão contemplados com esta antecipação do Bolsa Família ainda não foi divulgada pelo Ministério do Desenvolvimento Social. O que se sabe é que os usuários que residem nestas cidades poderão movimentar o dinheiro do benefício já na próxima sexta-feira (17), independente do final do NIS de cada um.
Uma dica importante para todos os grupos é não acreditar em vantagens milagrosas que são compartilhadas em redes sociais. O governo federal não vai antecipar os pagamentos do Bolsa Família para antes do dia 17 para nenhum grupo. Assim, a dica é não acreditar em nenhum link que indique esta promessa.
Calendário do Bolsa Família
Antes mesmo do início das liberações do Bolsa Família neste mês de novembro, o governo federal divulgou o calendário completo de pagamentos. Assim, as pessoas de diferentes grupos poderão identificar o dia exato das liberações do saldo em suas contas.
Abaixo, você pode conferir o calendário detalhado de pagamentos do Bolsa Família para este mês de novembro
- Usuários com NIS terminado em 1: 17 de novembro;
- Usuários com NIS terminado em 2: 20 de novembro;
- Usuários com NIS terminado em 3: 21 de novembro;
- Usuários com NIS terminado em 4: 22 de novembro;
- Usuários com NIS terminado em 5: 23 de novembro;
- Usuários com NIS terminado em 6: 24 de novembro;
- Usuários com NIS terminado em 7: 27 de novembro;
- Usuários com NIS terminado em 8: 28 de novembro;
- Usuários com NIS terminado em 9: 29 de novembro;
- Usuários com NIS terminado em 0: 30 de novembro.
Não estou no Cadúnico. Conseguirei receber?
Se você ainda não faz parte do Cadúnico do governo federal, as chances de receber o Bolsa Família ainda neste mês de novembro são muito baixas. Fazer parte do Cadastro Único é uma das exigências mais básicas do Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome.
Mas ainda há tempo de entrar no Cadúnico e receber o saldo na próxima semana? Também é provável que não. Como dito, o Ministério do Desenvolvimento Social está concluindo o processamento da folha de pagamentos de novembro nesta semana.
Assim, é pouco provável que uma inscrição realizada nesta semana, seja atualizada, e o governo selecione este perfil para entrar no Bolsa Família nos próximos dias.