Dentro de pouco menos de 24 horas, o governo federal deverá retomar oficialmente os pagamentos do Bolsa Família. O maior programa de transferência de renda do país deverá atender pouco mais de 20,7 milhões de pessoas segundo as projeções do Ministério do Desenvolvimento Social.
Assim como aconteceu nos meses anteriores, nem todos esses 20,7 milhões de brasileiros poderão receber o saldo em uma mesma data. Isso significa que você vai precisar se basear no final do seu Número de Identificação Social (NIS) para poder saber o dia exato da sua liberação.
O NIS é a numeração que identifica todas as pessoas que fazem parte do CadÚnico do governo federal. Abaixo, você pode conferir o calendário detalhado de pagamentos do Bolsa Família para este mês de outubro:
- Usuários com o NIS final 1: Recebem na sexta-feira (18);
- Usuários com o NIS final 2: Recebem na segunda-feira (21);
- Usuários com o NIS final 3: Recebem na terça-feira (22);
- Usuários com o NIS final 4: Recebem na quarta-feira (23);
- Usuários com o NIS final 5: Recebem na quinta-feira (24);
- Usuários com o NIS final 6: Recebem na sexta-feira (25);
- Usuários com o NIS final 7: Recebem na segunda-feira (28);
- Usuários com o NIS final 8: Recebem na terça-feira (29);
- Usuários com o NIS final 9: Recebem na quarta-feira (30);
- Usuários com o NIS final 0: Recebem na quinta-feira (31).
Quem vai poder antecipar Bolsa Família em outubro
Entretanto, também é fato que algumas pessoas não precisarão seguir o calendário acima e poderão antecipar os pagamentos do Bolsa Família desse mês de outubro. Isso significa que esse cidadão poderá receber o benefício já dessa sexta-feira (18) independente do final do NIS.
Abaixo, listamos os casos de cidadãos que poderão antecipar os pagamentos do Bolsa Família para este mês de outubro:
- Usuários do Rio Grande do Sul
Se você é usuário do Bolsa Família, e reside no Rio Grande do Sul, terá os pagamentos antecipados para essa sexta-feira (18). A informação já foi confirmada pelo Ministério do Desenvolvimento Social, pasta responsável pelos pagamentos do benefício.
Por meio de um decreto, o governo federal decidiu antecipar os pagamentos do Bolsa Família para esse público para tentar atenuar os efeitos do desastre ambiental que deixou um rastro de destruição no estado. Quase 200 pessoas morreram em decorrência das fortes chuvas recentemente.
No decreto do governo federal, ficou definido que todos os usuários do Bolsa Família que residem no Rio Grande do Sul poderão antecipar o benefício logo para a primeira data de pagamentos até o final deste ano de 2024.
- Usuários que residem em cidades que se encontram em situação de emergência
Outro grupo que também poderá antecipar os pagamentos do Bolsa Família neste mês de outubro é formado pelas pessoas que residem em cidades que se encontram em situação de emergência ou de calamidade pública. O governo federal precisa reconhecer este sistema oficialmente.
Se este é o seu caso, saiba que o Bolsa Família também será antecipado para o seu público nesta sexta-feira (18).
Não será preciso solicitar qualquer tipo de antecipação do Bolsa Família. Os repasses serão antecipados de maneira automática na mesma conta em que você já está acostumado a receber as liberações regulares.
Consulta
Antes mesmo da retomada dos pagamentos do Bolsa Família, o beneficiário já pode consultar os valores que estarão disponíveis em seu nome para esse mês de outubro, incluindo os patamares de pagamentos dos adicionais.
Para realizar a consulta, você não precisa sair de casa. A verificação pode ser feita de maneira remota através do aplicativo oficial do Bolsa Família. O app é gratuito e está disponível para download em celulares Android e iOS.
Dentro do app, basta fazer o login com as suas informações pessoais. Caso seja seu primeira acesso, basta realizar um cadastro de maneira simples seguindo os passos apontados pelo próprio aplicativo.
Dentro da sua conta, você poderá entender quais são os pagamentos do Bolsa Família que estão registrados em seu nome para esse mês de outubro. Entre outros pontos, o usuário poderá entender quais adicionais serão pagos em conjunto com o seu patamar regular.