O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) já confirmou quem vai receber o Bolsa Família antecipado em julho. Este mês, os pagamentos começam no dia 18 e beneficiará milhões de famílias em situação de vulnerabilidade.
Mas, para atender a públicos específicos e as suas necessidades, o MDS em parceria com o Governo Federal criou a política de antecipações. Assim, estes grupos têm acesso ao pagamento antes do previsto no calendário oficial do programa.
Todas as pessoas inscritas no Bolsa Família receberão o pagamento em julho de 2024. Para participar é preciso ter renda mensal de até R$ 218 per capita. Além disso, também é necessário ter cadastro no CadÚnico.
Este mês, o programa reservou novidades para todos os participantes, como antecipações e bônus na parcela.
De maneira geral, o Bolsa Família antecipado vai contemplar dois grupos específicos. Veja quais são:
Em julho, continua a valer a política de bônus do Bolsa Família. Por meio dela, o governo consegue oferecer mais equidade na distribuição de renda.
Isso porque ele garante que as famílias recebam valores diferentes, seguindo as suas necessidades e composição familiar.
Dessa forma, veja quem tem direito aos pagamentos extras e o valor que cada pessoa vai receber:
Os repasses do Bolsa Família são de responsabilidade da Caixa Econômica Federal. Nesse sentido, o banco realiza os depósitos na conta social digital dos beneficiários, com acesso por meio do aplicativo Caixa Tem.
Em julho, os pagamentos começam no dia 18 e seguem até o dia 31. Assim, confira o calendário oficial com todas as datas dos repasses:
Os beneficiários do Bolsa Família podem fazer o saque do benefício por meio dos canais disponibilizados pela Caixa Econômica Federal:
Além disso, o banco também disponibiliza o aplicativo Caixa Tem para os beneficiários do Bolsa Família.
Dessa forma, os inscritos podem acessar vários serviços, como PIX, pagamento de boletos, recarga de celular e vários outros, sem sair de casa e com total segurança.
Para fazer a consulta do Bolsa Família, os participantes do programa podem utilizar um dos seguintes canais de atendimento:
Por fim, é importante lembrar que os beneficiários do Bolsa Família devem ficar atentos quanto à manutenção do benefício. Isso porque o cumprimento das condicionalidades de permanência evita o bloqueio dos pagamentos.
Nesse sentido, essas condicionalidades estão ligadas à atualização cadastral, saúde e educação da família. Assim, conheça todas as exigências: