A Caixa Econômica Federal inicia os novos pagamentos do Bolsa Família nesta semana. Assim, os depósitos na conta do Caixa Tem começam no dia 17 de abril e seguem até o dia 30.
O valor do benefício varia a cada mês e também depende da composição familiar. Dessa maneira, algumas famílias recebem mais e outras menos, sempre respeitando o mínimo de R$ 600 por cada grupo.
No entanto, a dúvida comum entre os inscritos diz respeito ao horário em que o dinheiro cai na conta. Será que existe um horário fixo ou pode mudar? Entenda a seguir.
Assim como nos meses anteriores, os depósitos do Bolsa Família ocorrerão nos últimos 10 dias do mês. A Caixa disponibiliza os recursos por meio do aplicativo Caixa Tem.
Este mês, também continuarão a valer as regras de antecipação. Dessa maneira, as pessoas com previsão de recebimento na segunda-feira poderão acessar os recursos do programa no sábado anterior, ou seja, terão antecipação de dois dias.
Neste mês, os beneficiários que terão essa antecipação são todos aqueles que possuem o NIS com final 4 e 9, recebendo nos dias 20 e 27 de abril, respectivamente.
Além disso, as famílias que moram em municípios onde houve declaração de calamidade pública por desastre natural também receberão antecipação. Para estes, os pagamentos serão no primeiro dia de repasses (17 de abril), independente no final do NIS.
As pessoas que fazem parte do Bolsa Família, antigo Auxílio Brasil, recebem os depósitos do programa por meio da conta social digital. É possível acessar essa conta através do aplicativo Caixa Tem, que oferece uma série de vantagens para os usuários.
Alguns beneficiários começam a ser notificados sobre o pagamento do benefício no Caixa Tem entre 4h e 5h da manhã. Por isso, o horário pode ser diferente para cada pessoa que recebe o Bolsa Família.
Além disso, vale lembrar que o aplicativo Caixa Tem pode apresentar instabilidades durante o período de pagamento. Isso acontece por conta dos milhares de acessos que ocorrem ao mesmo tempo nos dias dos depósitos.
Para receber o Bolsa Família este mês é necessário estar inscrito no programa e seguir todas as suas exigências. Confira quais são as principais:
Para fazer a inscrição no CadÚnico o responsável familiar deve se dirigir ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), portando os seus documentos, um documento de cada integrante da família e comprovantes de renda e endereço.
Ademais, é importante lembrar que as famílias que já estão inscritas no programa e ultrapassam o limite de renda podem participar da Regra de Proteção do Bolsa Família.
Assim, caso a renda passe para até meio salário mínimo per capita, não terão o Bolsa Família bloqueado. Em vez disso, poderão receber 50% do benefício por mais 2 anos.
O valor do Bolsa Família será diferente para cada beneficiário em abril. Isso porque, além do pagamento mínimo de R$ 600, ainda existem os bônus que podem aumentar de forma significativa o valor da parcela.
Além disso, este mês também haverá um novo extra: o pagamento do Auxílio Gás. Assim, as pessoas que participam dos dois programas poderão receber esse valor a mais no pagamento.
Sendo assim, confira como ficará a composição das parcelas deste mês: