O Governo Federal retoma nesta segunda-feira (13) os pagamentos de mais uma rodada do programa Bolsa Família. Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome quem não tem o novo cartão do projeto não precisa se preocupar. Será possível movimentar o saldo de outras formas.
O Ministério explica que o usuário pode mexer no Bolsa Família através do app do Caixa Tem. Pelo aplicativo, é possível pagar contas, transferir saldos e até mesmo gerar um código para saque. Com esta numeração em mãos, o cidadão pode se dirigir até um caixa eletrônico, casa lotérica ou mesmo um correspondente Caixa Aqui para retirar a quantia.
O usuário do Bolsa Família também pode seguir movimentando o dinheiro do programa social através do cartão do Auxílio Brasil. Segundo informações oficiais, mais de 8,5 milhões de pessoas receberam este dispositivo no decorrer do ano passado. Embora se tratem de programas diferentes, o fato é que este cartão não perdeu a validade, e pode ser usado normalmente.
Se o cidadão ainda tem o antigo cartão do Bolsa Família, também pode usar o dispositivo para movimentar a quantia do benefício. Desde que ele ainda esteja em perfeito estado, o indivíduo pode utilizá-lo para sacar o dinheiro. Mesmo que o cartão não tenha a função de débito, ele segue com as suas funções normais.
Não existe até aqui nenhum procedimento de solicitação do novo cartão do Bolsa Família do Governo Federal. Neste sentido, é importante lembrar de não clicar em links duvidosos que prometem a entrega deste dispositivo. O poder executivo não abriu nenhum tipo de processo como este até agora.
Anúncio da Caixa
Na última semana, a nova presidente da Caixa Econômica Federal, Rita Serrano, disse que deverá trabalhar na produção de novos cartões para os usuários do programa Bolsa Família. Ele já adiantou que os dispositivos contarão com chips para compras no débito.
Contudo, é importante lembrar que o Governo ainda não deu detalhes sobre estas entregas. Eles ainda não decidiram quantas pessoas poderão receber o dispositivo, e nem a data para a entrega dos novos cartões.
Para fevereiro, portanto, seguirá valendo a regra geral de movimentação, que já foi usada no antigo Auxílio Brasil. Em caso de problemas específicos sobre a sua movimentação, é importante entrar em contato com a Caixa Econômica Federal.
Abaixo, você pode conferir o calendário completo de pagamentos de fevereiro para o Bolsa Família
- Usuários com NIS final 1: 13 de fevereiro (segunda-feira);
- Usuários com NIS final 2: 14 de fevereiro (terça-feira);
- Usuários com NIS final 3: 15 de fevereiro (quarta-feira);
- Usuários com NIS final 4: 16 de fevereiro (quinta-feira);
- Usuários com NIS final 5: 17 de fevereiro (sexta-feira);
- Usuários com NIS final 6: 22 de fevereiro (quarta-feira);
- Usuários com NIS final 7: 23 de fevereiro (quinta-feira);
- Usuários com NIS final 8: 24 de fevereiro (sexta-feira);
- Usuários com NIS final 9: 27 de fevereiro (segunda-feira);
- Usuários com NIS final 0: 28 de fevereiro (terça-feira).
Bolsa Família em março
Neste mês de fevereiro, o Bolsa Família faz a sua última liberação com o desenho do Auxílio Brasil. A ideia é que a partir de março o projeto social passe por uma série de mudanças em sua estrutura.
O Ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias (PT), já adiantou que deverá aplicar mudanças no formato dos pagamentos. Ele também confirmou para março o início da liberação do adicional de R$ 150 por filhos menores de seis anos de idade.