Beneficiários do Bolsa Família do governo federal têm até o dia 29 de maio para realizar a pesagem dos seus filhos de até 7 anos de idade. Esta é uma das condicionantes do programa social. Isso significa que o cidadão que não respeita o prazo corre o risco de perder o direito de receber o saldo em sua conta.
A pesagem de crianças que fazem parte do Bolsa Família é considerado um ato muito importante para que o poder público entenda qual é a real situação da sua família. Em caso de desnutrição, o sistema de saúde pode orientar os pais da maneira correta para recuperar a saúde dos seus filhos.
Parte das famílias têm medo de levar as crianças para pesagem por imaginarem que poderá existir algum tipo de punição, mas isso não é verdade. Mesmo que o seu filho esteja desnutrido, o Bolsa Família não será descontinuado. Não pesar os seus filhos é que faz elevar as chances de cancelamento, suspensão ou bloqueio.
Quem precisa levar os filhos para pesagem
Neste caso específico, o prazo que acaba no próximo dia 29 de maio é válido apenas para os usuários que residem na cidade de Campo Limpo Paulista, no estado de São Paulo. Se você reside neste município, precisa comparecer a um posto de saúde mais próximo e pedir para realizar o procedimento.
Não há qualquer necessidade de agendar uma visita. Segundo informações da prefeitura da cidade, o atendimento é de livre demanda, o que facilita a vida das pessoas que são ocupadas e não podem escolher um horário exato para a realização do procedimento. O atendimento ocorre de segunda a sexta das 8h às 17h.
É importante levar consigo os seguintes documentos:
- ficha de pesagem;
- cartão do SUS;
- RG;
- caderneta de vacinação da criança;
- cartão de pré-natal (no caso de gestantes).
“A pesagem é uma condicionalidade necessária para a manutenção do Bolsa Família, permitindo uma atualização precisa dos dados dos beneficiários. Por isso, a presença e colaboração dos moradores são fundamentais”, disse a secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, Leninha Lopes.
Se você não reside na cidade de Campo Limpo, naturalmente não precisa seguir os prazos que estão indicados nesta matéria. Mas é muito importante que você entre em contato com a prefeitura da sua cidade para entender quais são os prazos indicados no seu município.
Bolsa Família segue pagamentos
O governo federal segue nesta quinta-feira (23) com mais uma rodada de pagamentos do Bolsa Família. O maior programa de transferência de renda do país atende pouco mais de 20 milhões de pessoas neste mês de maio, de acordo com informações do Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome.
Assim como nos meses anteriores, o cidadão vai precisar se basear no final do seu Número de Identificação Social (NIS) para saber quando vai poder receber o saldo em sua conta. Quem tem NIS final 5, por exemplo, poderá movimentar o saldo normalmente nesta quinta-feira (23).
Abaixo, você pode conferir o calendário completo de pagamentos do Bolsa Família para este mês de maio:
- Usuários com NIS final 1: 17 de maio;
- Usuários com NIS final 2: 20 de maio;
- Usuários com NIS final 3: 21 de maio;
- Usuários com NIS final 4: 22 de maio;
- Usuários com NIS final 5: 23 de maio;
- Usuários com NIS final 6: 24 de maio;
- Usuários com NIS final 7: 27 de maio;
- Usuários com NIS final 8: 28 de maio;
- Usuários com NIS final 9: 29 de maio;
- Usuários com NIS final 0: 31 de maio.
De acordo com informações do governo federal, as regras de entrada para o Bolsa Família de maio seguem as mesmas. Para ter direto ao benefício, é preciso:
- Ter uma conta ativa e atualizada no sistema do Cadúnico;
- Ter uma renda per capita de até R$ 218.