Quem nunca recebeu uma parcela do Bolsa Família poderá ter mais uma chance de fazer parte do programa social no mês de março. Segundo informações do Ministério do Desenvolvimento Social, alguns cidadãos que hoje estão fora da lógica de liberações serão selecionados para o projeto em breve.
Este é um movimento que está sendo chamado pelo Governo Federal como busca ativa. A ideia é fazer uma parceria com prefeituras municipais e com governos estaduais para encontrar pessoas que deveriam estar recebendo o saldo, mas que não conseguem receber nada desde o lançamento do projeto.
Os motivos pelo não recebimento são variados. Existem casos, por exemplo, de cidadãos que estão morando nas ruas, e que não conseguiram entrar no Cadúnico. A avaliação é de que alguns municípios não estejam conseguindo encontrar estas pessoas para que elas recebam o saldo a que têm direito.
Além disso, há casos de cidadãos que já conseguiram entrar no Cadúnico, mas que ainda assim não estão conseguindo receber o dinheiro do Bolsa Família. Na maioria da vezes, este problema ocorre por alguma falha no cadastro, ou mesmo por falta de atualização das informações prestadas.
O Governo Federal vem sinalizando que poderá enviar para os municípios e estados uma quantia em dinheiro para que as gestões consigam trabalhar nesta busca ativa. De todo modo, o fato é que o poder executivo ainda não deu detalhes sobre como o procedimento deverá ser feito na prática.
Pente-fino
Se, por um lado, o Governo Federal definiu que vai inserir mais pessoas no Bolsa Família em março, por outro há também uma perspectiva de cortes. Neste mês de fevereiro, o Ministério do Desenvolvimento Social está realizando uma espécie de pente-fino nas contas do Cadúnico.
Este procedimento visa encontrar pessoas que estariam dentro do projeto social de maneira fraudulenta. O Ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias (PT) disse em entrevista nesta semana que há casos de cidadãos que estariam recebendo até 9 salários mínimos por família e mesmo assim estão dentro do programa.
O Governo ainda não definiu o número de indivíduos que devem deixar de fazer parte do projeto social. A Ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB) disse que espera que o número de excluídos gire em torno de 1,5 milhão a 2 milhões de pessoas.
Bolsa Família
Enquanto as entradas e saídas do Bolsa Família não se concretizam em março, o Governo Federal segue realizando os pagamentos do programa neste mês de fevereiro. Por agora, o projeto vai seguir o mesmo desenho do antigo Auxílio Brasil.
Em fevereiro, os repasses acontecem entre os dias 13 e 28. Para saber quando o cidadão vai receber o seu saldo exatamente, basta atentar para o final do seu Número de Identificação Social (NIS). Veja no calendário abaixo:
- Usuários com NIS final 1: 13 de fevereiro (segunda-feira);
- Usuários com NIS final 2: 14 de fevereiro (terça-feira);
- Usuários com NIS final 3: 15 de fevereiro (quarta-feira);
- Usuários com NIS final 4: 16 de fevereiro (quinta-feira);
- Usuários com NIS final 5: 17 de fevereiro (sexta-feira);
- Usuários com NIS final 6: 22 de fevereiro (quarta-feira);
- Usuários com NIS final 7: 23 de fevereiro (quinta-feira);
- Usuários com NIS final 8: 24 de fevereiro (sexta-feira);
- Usuários com NIS final 9: 27 de fevereiro (segunda-feira);
- Usuários com NIS final 0: 28 de fevereiro (terça-feira).