O Governo Federal está estudando a implementação de um novo projeto voltado para as pessoas que fazem parte do programa Bolsa Família. O plano é oferecer cursos profissionalizantes para que os cidadãos consigam mais facilidade na procura por um emprego formal e consigam aumentar as suas rendas. Assim, eles poderiam sair do benefício de transferência de renda.
Segundo informações de bastidores colhidas pelo portal Uol, o plano está sendo desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome e pelo Ministério do Trabalho. Nas próximas semanas, os chefes destas pastas Wellington Dias e Luiz Marinho devem se encontrar em reuniões para estabelecer algumas diretrizes.
Antes mesmo destes novos encontros, é possível dizer que alguns pontos do novo projeto já estão confirmados. Segundo informações de bastidores, o Governo já entende que a maioria destes cursos profissionalizantes serão da área da construção civil. O Planalto entende que vai precisar de trabalhadores para a construção de uma série de obras nos próximos anos.
A ideia é realizar um estudo com base nos dados existentes no Cadúnico para entender quais são as regiões do país que mais podem render esta mão de obra. Com estes dados, eles poderiam definir quais são as áreas que podem receber os cursos, de modo que o plano é capacitar o público destes locais para a construção de obras daquelas determinadas regiões.
O Governo avalia que se for necessário realizar uma obra no interior da Bahia, por exemplo, não será preciso levar trabalhadores de outras regiões para atuar na construção. O plano é justamente contar com a mão de obra de usuários que fazem parte do Bolsa Família e que participaram de cursos profissionalizantes naquela determinada região.
Obrigatoriedade
Mesmo que alguns pontos sobre este programa ainda não estejam prontos, um aspecto já está claro: ninguém será obrigado a participar destes cursos profissionalizantes. Não estamos falando, portanto, de uma condicionante para o recebimento do Bolsa Família.
A ideia é oferecer os cursos apenas para as pessoas que realmente tenham interesse na entrada do projeto. O Governo avalia que uma parte das famílias do programa realmente não podem participar deste sistema porque precisam trabalhar em outras áreas durante aquele período de tempo.
O Ministério do Desenvolvimento Social ainda não tem uma estimativa de quantas pessoas poderiam entrar nestes cursos. Oficialmente, o Bolsa Família atende hoje mais de 21,9 milhões de indivíduos em todas as regiões do país.
Bolsa Família
Ainda não há uma data para o início do projeto que vai oferecer cursos profissionalizantes para usuários do Bolsa Família. Até que o lançamento aconteça, o benefício segue realizando pagamentos regulares normalmente.
Os repasses de fevereiro, por exemplo, devem acontecer a partir do próximo dia 13 e seguirão até o dia 28. Abaixo você pode conferir o calendário completo de liberações.
- Usuários com NIS final 1: 13 de fevereiro (segunda-feira);
- Usuários com NIS final 2: 14 de fevereiro (terça-feira);
- Usuários com NIS final 3: 15 de fevereiro (quarta-feira);
- Usuários com NIS final 4: 16 de fevereiro (quinta-feira);
- Usuários com NIS final 5: 17 de fevereiro (sexta-feira);
- Usuários com NIS final 6: 22 de fevereiro (quarta-feira);
- Usuários com NIS final 7: 23 de fevereiro (quinta-feira);
- Usuários com NIS final 8: 24 de fevereiro (sexta-feira);
- Usuários com NIS final 9: 27 de fevereiro (segunda-feira);
- Usuários com NIS final 0: 28 de fevereiro (terça-feira).