Os pagamentos de julho referentes ao programa Bolsa Família ainda não foram concluídos, mas já tem gente pensando nas liberações do próximo mês de agosto. O Governo Federal já antecipou alguns detalhes das próximas liberações. Um dos pontos já definidos, aliás, é a ideia de que existirão adiantamentos mais uma vez.
Para agosto, o Governo Federal vai seguir com o plano de pagar o saldo nos 10 últimos dias úteis do mês. Oficialmente, os pagamentos começam no próximo dia 18 de agosto e devem seguir até o dia 31. Assim como nos meses anteriores, os repasses devem ocorrer com base no final do Número de Identificação Social (NIS) de cada cidadão.
Veja abaixo:
- Usuários com NIS final 1: 18 de agosto (sexta-feira);
- Usuários com NIS final 2: 21 de agosto (segunda-feira);
- Usuários com NIS final 3: 22 de agosto (terça-feira);
- Usuários com NIS final 4: 23 de agosto (quarta-feira);
- Usuários com NIS final 5: 24 de agosto (quinta-feira);
- Usuários com NIS final 6: 25 de agosto (sexta-feira);
- Usuários com NIS final 7: 28 de agosto (segunda-feira);
- Usuários com NIS final 8: 29 de agosto (terça-feira);
- Usuários com NIS final 9: 30 de agosto (quarta-feira);
- Usuários com NIS final 0: 31 de agosto (quinta-feira).
Em uma primeira vista, é possível afirmar que não há nenhum adiantamento previsto neste calendário acima. Contudo, o Governo Federal afirma que todos os grupos que recebem o saldo oficialmente nas segundas, terão a oportunidade de pegar o dinheiro em suas contas no sábado imediatamente anterior.
- Usuários com NIS final 2: recebem oficialmente na segunda (21/08). Mas saldo será antecipado ainda para o sábado (19/08);
- Usuários com NIS final 7: recebem oficialmente na segunda (28/08). Mas saldo será antecipado ainda para o sábado (26/08).
É possível que outros grupos ganhem o direito de receber o saldo do Bolsa Família de maneira antecipada. Contudo, até aqui o Governo Federal não indicou nenhuma novidade neste sentido. Em caso de alteração, esta matéria será atualizada.
Bolsa Família
Queda no número de usuários
Como dito, no entanto, os pagamentos de julho do Bolsa Família ainda não foram concluídos. Dados mais recentes do Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome indicam que pouco mais de 20 milhões de pessoas estão aptas ao recebimento do programa social hoje.
O patamar é relativamente menor do que o registrado no último mês de junho, quando mais de 21 milhões de pessoas receberam o saldo em suas contas. Desde dezembro do ano passado, o número total de atendidos registrou uma queda de mais de 700 mil pessoas.
Queda no valor médio
Outro ponto que também registrou queda neste mês de julho foi a média de pagamentos. Ainda tomando como base os dados do Ministério do Desenvolvimento Social, a média de liberações atual está na casa dos R$ 684,17. Em junho, esta mesma média foi de R$ 705,40.
A queda no valor médio pode ter relação direta com a inclusão da chamada regra de transição. Por este sistema, que começou a ser usado pelo Ministério em junho, há uma nova avaliação da renda per capita do usuário. Milhares de pessoas tiveram um corte no valor pago pelo Bolsa Família.
Os pagamentos de julho
Nesta terça-feira (26), o Bolsa Família está fazendo pagamentos para os usuários que possuem o Número de Identificação Social (NIS) final 6. O dinheiro está sendo liberado através da Caixa Econômica Federal. Abaixo, você pode conferir o calendário detalhado de liberações do programa para este mês de julho:
- Usuários com NIS final 1: 18 de julho (terça-feira);
- Usuários com NIS final 2: 19 de julho (quarta-feira);
- Usuários com NIS final 3: 20 de julho (quinta-feira);
- Usuários com NIS final 4: 21 de julho (sexta-feira);
- Usuários com NIS final 5: 24 de julho (segunda-feira);
- Usuários com NIS final 6: 25 de julho (terça-feira);
- Usuários com NIS final 7: 26 de julho (quarta-feira);
- Usuários com NIS final 8: 27 de julho (quinta-feira);
- Usuários com NIS final 9: 28 de julho (sexta-feira);
- Usuários com NIS final 0: 31 de julho (segunda-feira).