O Governo Federal conclui nesta semana a rodada de janeiro do programa Bolsa Família. A expectativa é de que pouco mais de 21,9 milhões de pessoas recebam o saldo até a próxima terça-feira (31), quando as liberações chegam ao fim. Cada grupo tem um prazo de 120 dias para realizar alguma movimentação na quantia.
Em termos práticos, o desenho do Bolsa Família neste mês de janeiro foi basicamente o mesmo que se viu no Auxílio Brasil em dezembro de 2022. Os pagamentos aconteceram para as mesmas pessoas, sem nenhum tipo de alteração no sistema de liberação do benefício social para os usuários que recebem a quantia.
Os valores, por exemplo, seguiram os mesmos em janeiro. Segundo as informações do Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, todos os mais de 21 milhões de usuários estão recebendo um patamar mínimo de R$ 600. Trata-se do mesmo saldo que se registrou em dezembro do ano passado nos pagamentos do Auxílio Brasil.
As formas de movimentação também não mudaram. Em janeiro, todos os beneficiários do programa social estão podendo movimentar a quantia do benefício social através do sistema do app do Caixa Tem. Também é possível realizar este procedimento através dos cartões do antigo Auxílio Brasil.
Também não houve nenhum tipo de mudança no processo de seleção. Ainda não existe nenhum tipo de inscrição direta para o programa. O Governo Federal segue tomando como base as informações contidas no Cadúnico para decidir quem são as pessoas que podem receber o dinheiro do Bolsa Família.
Mudanças
As semelhanças com o Auxílio Brasil, no entanto, não devem ser mantidas nos próximos meses. Em entrevistas, membros do Governo Federal afirmam que já estão trabalhando em uma série de pontos de alteração para o programa social.
O pente-fino, por exemplo, já começou a ser realizado oficialmente. A ideia do Ministério é descobrir possíveis fraudes de usuários e retirá-los do projeto. A expectativa é de que milhares de pessoas percam o direito de receber o benefício.
Também há mudanças previstas no valor dos pagamentos. A partir de março, o Governo deverá iniciar as liberações de um adicional de R$ 150 por filhos menores de seis anos de idade, uma das principais promessas de campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Bolsa Família segue
Nesta semana, ainda há pagamentos previstos para mais dois grupos de usuários. Na segunda-feira (30), é a vez dos cidadãos que possuem o Número de Identificação Social (NIS) final 9. O dinheiro está na conta desde as primeiras horas desta manhã.
Já na terça-feira (31) é a vez dos cidadãos que possuem o NIS final 0. Este é o grupo que deve concluir oficialmente os pagamentos do programa social neste mês. Abaixo, você pode conferir o detalhamento das liberações no calendário oficial do projeto.
- Usuários com NIS final 1: 18 de janeiro (quarta-feira);
- Usuários com NIS final 2: 19 de janeiro (quinta-feira);
- Usuários com NIS final 3: 20 de janeiro (sexta-feira);
- Usuários com NIS final 4: 23 de janeiro (segunda-feira);
- Usuários com NIS final 5: 24 de janeiro (terça-feira);
- Usuários com NIS final 6: 25 de janeiro (quarta-feira);
- Usuários com NIS final 7: 26 de janeiro (quinta-feira);
- Usuários com NIS final 8: 27 de janeiro (sexta-feira);
- Usuários com NIS final 9: 30 de janeiro (segunda-feira);
- Usuários com NIS final 0: 31 de janeiro (terça-feira).