No último dia 18, o governo federal retomou os pagamentos de mais uma rodada do Bolsa Família. Desde então, quatro grupos de usuários já puderam receber os saldos em suas contas oficialmente. Até o final desta semana, a expectativa é de que mais três grupos possam movimentar o dinheiro.
Assim como ocorreu nos meses anteriores, em agosto o Bolsa Família está dividindo os grupos de pagamentos de acordo com o final do Número de Identificação Social (NIS) de cada usuário. Nesta quarta-feira (23), por exemplo, é a vez dos cidadãos que possuem o NIS final 4. Veja no calendário abaixo.
De acordo com o calendário acima, é possível identificar, portanto, que quem tem NIS final 4 recebe o Bolsa Família hoje. Já na quinta-feira (24), serão feitos os repasses para as pessoas que possuem o NIS final 5. Ainda nesta semana, serão realizadas liberações para quem tem NIS final 6.
Vale lembrar ainda que uma parte dos usuários do programa poderá receber o benefício de maneira antecipada. É o caso das pessoas que recebem o saldo oficialmente nas segundas. Para estas situações, o benefício é liberado de maneira antecipada já no sábado imediatamente anterior.
Foi o que aconteceu, por exemplo, com as pessoas que possuem o NIS final 2. De acordo com o calendário oficial de pagamentos, o saldo seria liberado na segunda-feira (21), mas este público conseguiu movimentar o dinheiro já a partir do sábado (19).
O mesmo vai ocorrer em relação aos usuários que possuem NIS 7. O calendário aponta que eles deverão receber o saldo apenas na segunda-feira (28), mas o fato é que o dinheiro estará disponível na conta já a partir do próximo sábado (26).
Para este mês de agosto, o Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome também confirmou outras antecipações. Segundo a pasta, as pessoas que residem em cidades que estão passando por períodos de calamidade pública não precisam seguir o calendário acima. Nestes casos, o dinheiro foi liberado para todas as pessoas de uma só vez no último dia 18.
Em agosto, cidades dos estados de Pernambuco, Alagoas e Rio Grande do Sul estão passando por problemas relacionados ao clima. Os cidadãos que residem em um dos municípios que estão oficialmente em situação de calamidade pública já podem movimentar o dinheiro, independente do final do NIS.
“A liberação do pagamento para todas as famílias beneficiárias do município afetado logo no primeiro dia do calendário é válida por dois meses. Caso a situação de calamidade permaneça após o período, é necessária uma nova solicitação dos municípios e estados”, disse o Ministério do Desenvolvimento Social por meio de nota.
“Outra medida é a autorização para saque do benefício sem cartão e sem uso de documentos (para beneficiários que os tenham perdido), com uso da Declaração Especial de Pagamento emitida pela gestão municipal.”
“Também ficam prorrogados os prazos para atualização cadastral e repercussão nos benefícios do Bolsa Família para as famílias incluídas nos processos de Averiguação Cadastral e Revisão Cadastral nos municípios nessa situação”, completa a nota.
Dados mais recentes do Ministério apontam que pouco mais de 21,14 milhões de pessoas estão aptas ao recebimento do Bolsa Família neste mês de agosto. O número é relativamente maior do que o registrado em julho.