Bolsa Família: Caixa divulga três NOVAS DICAS para escapar de golpes no app
Sofrer um golpe é uma das grandes preocupações dos usuários do Bolsa Família neste momento
Imagine a seguinte situação: você é uma pessoa que se encontra em situação de vulnerabilidade social, não tem emprego e precisa do Bolsa Família para conseguir se alimentar e alimentar os seus filhos. Agora imagine que você perdeu todo o dinheiro do mês por causa de um golpe.
Infelizmente essa é a realidade de milhares de pessoas neste momento. De acordo com as informações oficiais, várias famílias perderam tudo, ou quase tudo, o que receberam do Bolsa Família no último mês de agosto. Muitas delas ainda não conseguiram reaver a quantia.
Diante desse cenário, a Caixa Econômica Federal, banco responsável pelos pagamentos do Bolsa Família, publicou nessa terça-feira (17) um novo comunicado com dicas para que as pessoas evitem cair em golpes no decorrer dos próximos dias.
Existe uma preocupação dentro do governo federal em relação a essas fraudes, sobretudo porque elas cresceram muito no decorrer das últimas semanas. Para a grande maioria das pessoas que recebem o Bolsa Família, esse dinheiro é a única fonte de renda.
Três dicas para escapar de golpes no Bolsa Família
De acordo com especialistas, não existe uma maneira de escapar completamente do risco de golpe. Qualquer pessoa, independente da classe social, pode ser vítima de uma fraude a qualquer momento.
Contudo, existem dicas que podem fazer com que a sua chance de se tornar a próxima vítima diminua. É muito importante seguir essas dicas para que você não se torne um alvo fácil para os criminosos nesse momento.
“A Caixa jamais pede senha e assinatura eletrônica numa mesma página, sendo a assinatura digitada somente por meio da imagem do teclado virtual”, diz o banco.
Abaixo, você pode conferir três dicas básicas divulgadas pela Caixa Econômica nessa semana para que as pessoas não caiam em golpes do Bolsa Família nesse mês de setembro:
- Não forneçam senhas ou outros dados de acesso em outros sites ou aplicativos;
- Não compartilhem link dos aplicativos da Caixa;
- Desconfiem de informações sensacionalistas e de “oportunidades imperdíveis”.
Dinheiro sumindo do Caixa Tem
Mas o que acontece com as pessoas que já foram vítimas do golpe? Imagine, por exemplo, que você abriu o seu Caixa Tem agora e percebeu que o dinheiro do seu Bolsa Família sumiu. O que fazer nessa situação?
Segundo o próprio Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, existem três maneiras básicas de contestar a transação irregular do Caixa Tem. O cidadão precisa realizar apenas uma delas.
Veja abaixo:
- Ir presencialmente a uma agência da CAIXA, com o CPF e um documento de identificação do beneficiário;
- Acessar o aplicativo CAIXA TEM, seguindo os seguintes passos: clique no ícone ajustes; Minha conta; contestar transação; clique no valor a ser contestado; responda às perguntas de segurança. Ao final apresentará a mensagem: “Contestação solicitada com sucesso.” O prazo de análise dessa contestação é de até 10 dias úteis;
- Pelo SAC CAIXA, telefone 0800 726 0101, opção 6. Nesta opção, o beneficiário deverá informar ao atendente seu CPF e número da conta, a data e valor da transação que não reconhece e deseja contestar. O atendente realizará perguntas de segurança ao beneficiário e, então, registrará a transação.
Para além de realizar a contestação em um desses canais, o cidadão que foi vítima do golpe também precisa registrar um Boletim de Ocorrência (BO) em uma delegacia mais próxima da sua residência.
Note que em alguns estados o processo de validação de um boletim de ocorrência pode ser feito até mesmo de maneira virtual, por meio de aplicativos ou de sites oficiais da Secretaria de Segurança Social.
A Caixa Econômica Federal afirma que caso alguma irregularidade seja constatada, poderá devolver o dinheiro desviado para os cidadãos que foram prejudicados. Portanto, é sempre importante registrar que você foi vítima do golpe.