Um das maiores dúvidas de quem quer participar do Bolsa Família é sobre como fazer o cadastro.
No entanto, o processo de inscrição é simples e, para participar, os interessados devem observar as regras do programa.
O Bolsa Família é o maior programa de distribuição de renda do Brasil. Somente ele, atende mais de 20 milhões de famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
A seguir, confira todos os detalhes sobre o cadastro e as regras de participação do programa.
O Bolsa Família é um programa do Governo Federal destinado para as famílias de baixa renda. Dessa forma, o limite de renda é uma das principais regras de participação.
Após verificar que cumpre todos os requisitos para participar do Bolsa Família, já é possível fazer o cadastro no programa.
Para isso, basta seguir os seguintes passos:
O Governo Federal realiza novas seleções periodicamente, de acordo com as vagas disponíveis no Bolsa Família e orçamento da União.
Quando uma família é aprovada para receber o Bolsa Família, ela recebe uma carta em sua residência, com as boas vindas e as primeiras instruções.
Assim, o beneficiário também recebe o cartão do benefício, por meio do qual consegue realizar o saque das parcelas e compras no débito em estabelecimento comerciais.
Mas, caso o beneficiário não receba a carta, é possível consultar a situação da solicitação em um dos canais de atendimento do Bolsa Família:
Após ter o cadastro no Bolsa Família aprovado, os novos beneficiários devem se atentar para as condicionalidades de permanência. Trata-se de novas regras que os participantes devem cumprir para evitar o bloqueio do benefício.
Nesse sentido, conheça todas as regras:
Os pagamentos do Bolsa Família são veiculados por meio da Caixa Econômica Federal. Assim, o banco disponibiliza os recursos na conta social digital dos inscritos, com acesso pelo aplicativo Caixa Tem.
O Caixa Tem é um aplicativo que permite a movimentação dos pagamentos de benefícios sociais. Dessa forma, conta com vários serviços, como PIX, pagamento de boletos, recarga de celular e vários outros.
Além disso, a Caixa também disponibiliza os seus canais de atendimento físicos para saque com o cartão do benefício:
Outra opção que está disponível para quem tem o cadastro no Bolsa Família aprovado é o saque sem o cartão do benefício. Para esta opção, os beneficiários precisam ter acesso ao app Caixa Tem e seguir o passo a passo:
Ademais, também é possível fazer o saque em uma lotérica, com o código do Caixa Tem e um documento de identificação com foto. Após gerar o código no app, ele ficará disponível por 2 horas.