Um das maiores dúvidas de quem quer participar do Bolsa Família é sobre como fazer o cadastro.
No entanto, o processo de inscrição é simples e, para participar, os interessados devem observar as regras do programa.
O Bolsa Família é o maior programa de distribuição de renda do Brasil. Somente ele, atende mais de 20 milhões de famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
A seguir, confira todos os detalhes sobre o cadastro e as regras de participação do programa.
Quem pode participar do Bolsa Família?
O Bolsa Família é um programa do Governo Federal destinado para as famílias de baixa renda. Dessa forma, o limite de renda é uma das principais regras de participação.
- Para participar do Bolsa Família é preciso ter tenda mensal de até R$ 218 per capita;
- Além disso, a família precisa ter inscrição no Cadastro Único do Governo Federal para Benefícios Sociais (CadÚnico).
Como fazer o cadastro no Bolsa Família?
Após verificar que cumpre todos os requisitos para participar do Bolsa Família, já é possível fazer o cadastro no programa.
Para isso, basta seguir os seguintes passos:
- Em primeiro lugar, o responsável familiar deve reunir todos os documentos necessários para o cadastro;
- Depois, deve procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo;
- Durante o atendimento, deve apresentar todos os documentos;
- Depois, será preciso responder um questionário socioeconômico para classificação familiar;
- Por fim, basta aguardar uma nova seleção do Governo Federal para inclusão de novas famílias no programa.
O Governo Federal realiza novas seleções periodicamente, de acordo com as vagas disponíveis no Bolsa Família e orçamento da União.
Documentos necessários
- CPF ou título de eleitor do responsável pela família;
- Documentos de identificação de todos os membros da família, como RG, certidão de nascimento ou casamento;
- Comprovante de residência atualizado, como conta de luz, água ou telefone;
- Comprovante de renda de todos os membros da família, como contracheque, extrato bancário, ou declaração de imposto de renda.
Como saber se o cadastro no Bolsa Família foi aprovado?
Quando uma família é aprovada para receber o Bolsa Família, ela recebe uma carta em sua residência, com as boas vindas e as primeiras instruções.
Assim, o beneficiário também recebe o cartão do benefício, por meio do qual consegue realizar o saque das parcelas e compras no débito em estabelecimento comerciais.
Mas, caso o beneficiário não receba a carta, é possível consultar a situação da solicitação em um dos canais de atendimento do Bolsa Família:
- Aplicativo Caixa Tem;
- Aplicativo Bolsa Família;
- Aplicativo CadÚnico;
- WhatsApp 0800 104 0104;
- Central de Atendimento da Caixa, no telefone 111;
- Atendimento Caixa ao Cidadão, no telefone 0800 726 02 07, opção 21.
Condicionalidades de permanência
Após ter o cadastro no Bolsa Família aprovado, os novos beneficiários devem se atentar para as condicionalidades de permanência. Trata-se de novas regras que os participantes devem cumprir para evitar o bloqueio do benefício.
Nesse sentido, conheça todas as regras:
- Atualizar o CadÚnico a cada dois anos ou sempre que houver mudança nos dados da família, o que acontecer primeiro;
- Manter o CPF regular;
- Crianças, adolescentes e gestantes devem realizar a atualização da caderneta de vacinação;
- Crianças entre 4 e 5 anos deverão ter frequência escolar mínima de 60%;
- Crianças a partir de 6 anos deverão ter frequência escolar mínima de 75%;
- Gestantes devem fazer o pré-natal;
- Mulheres e crianças de até 7 anos devem realizar o acompanhamento nutricional.
Como fazer o saque do Bolsa Família?
Os pagamentos do Bolsa Família são veiculados por meio da Caixa Econômica Federal. Assim, o banco disponibiliza os recursos na conta social digital dos inscritos, com acesso pelo aplicativo Caixa Tem.
O Caixa Tem é um aplicativo que permite a movimentação dos pagamentos de benefícios sociais. Dessa forma, conta com vários serviços, como PIX, pagamento de boletos, recarga de celular e vários outros.
Além disso, a Caixa também disponibiliza os seus canais de atendimento físicos para saque com o cartão do benefício:
- Caixas eletrônicos;
- Lotéricas;
- Correspondentes Caixa Aqui;
- Terminais de autoatendimento.
Outra opção que está disponível para quem tem o cadastro no Bolsa Família aprovado é o saque sem o cartão do benefício. Para esta opção, os beneficiários precisam ter acesso ao app Caixa Tem e seguir o passo a passo:
- Primeiro, acesse o aplicativo Caixa Tem;
- Depois, clique em gerar código para saque;
- Por fim, basta se dirigir a um caixa eletrônico, escolher a opção saque sem cartão e seguir as instruções da tela para receber o pagamento.
Ademais, também é possível fazer o saque em uma lotérica, com o código do Caixa Tem e um documento de identificação com foto. Após gerar o código no app, ele ficará disponível por 2 horas.