Recentemente, circulou nas redes sociais, como o Kwai, um vídeo informando que as mães chefes de famílias estariam sendo impedidas de receber o Bolsa Família. De acordo com o vídeo, a informação seria de que o MDS (Ministério do Desenvolvimento Social) estaria impondo limites para este grupo.
No entanto, esta notícia se trata de uma fake news. O MDS até mesmo já se posicionou a respeito do caso e informou que as mulheres chefes de famílias fazem parte do grupo prioritário para recebimento do benefício.
Diante dos acontecimentos, o Governo Federal afirmou que as mães chefes de família não correm o risco de perder o benefício. Além disso, acrescentou ainda que elas fazem parte do grupo prioritário para recebimento.
No entanto, para garantir a continuidade dos recebimentos, é importante permanecer nas regras do programa. Nesse sentido, uma das principais exigências é a inscrição no CadÚnico (Cadastro Único do Governo Federal para Benefícios Sociais).
Todos os beneficiários do Bolsa Família já sabem que, para ingressar no programa, é necessário se cadastrar no CadÚnico. Porém, também é fundamental manter os seus dados sempre atualizados.
De modo geral, os inscritos devem realizar a atualização quando houver mudança em algum dado familiar, como renda e quantidade de membros. Além disso, também é necessário atualizar o cadastro a cada dois anos, mesmo quando não houver nenhuma mudança na família.
Para atualizar os seus dados, o responsável familiar deve se dirigir ao CRAS (Centro de Referência e Assistência Social) mais próximo da sua residência.
Existem algumas situações que podem impedir os beneficiários de receberem as parcelas referente ao Bolsa Família. Geralmente, são motivos relacionados à falta de cumprimento das obrigatoriedades do programa. Confira:
Dessa forma, as mães chefes de família que participam do programa poderão garantir o recebimento do benefício este mês. O Governo Federal já divulgou o calendário de pagamentos do Bolsa Família com as datas oficiais.
Os repasses ocorrem por meio da Caixa Econômica Federal, que organiza o calendário de acordo com o ultimo dígito do NIS (Número de Identificação Social) dos beneficiários. Este mês, os pagamentos terão início no dia 18, com os inscritos que possuem o NIS com final 1. Confira todas as datas:
Para sacar os valores, os beneficiários podem utilizar os canais que a Caixa disponibiliza para os seus clientes. Assim, é possível fazer o saque do Bolsa Família por meio dos caixas eletrônicos, agências, casas lotéricas e correspondentes Caixa Aqui.
Além disso, o banco também disponibiliza o aplicativo Caixa Tem, que dá acesso a conta social digital. É através dessa conta que o Governo Federal realiza o pagamento dos seus benefícios assistenciais.