O Procon-SP notificou o Nubank , outros bancos e instituições a cerca do novo golpe do boleto falso. O prazo para resposta, que é de 72 horas, deve contar a partir de quarta-feira (08).
A diferença deste novo golpe do boleto é que os criminosos estão utilizando dados do megavazamento que foi descoberto no início deste ano, o que tem enganado muitas pessoas e tornado o golpe mais difícil de ser reconhecido.
Mas você quer saber como funciona o golpe do boleto falso e como reconhecer a fraude? Confira a resposta para essas perguntas abaixo.
O golpe do boleto falso basicamente é possível por conta do megavazamento de dados que foi descoberto no início do ano, nele criminosos enviam um falso boleto para vítima. O problema é que como os criminosos tem as informações das vítimas, fica muito mais fácil enganar e fazer uma cobrança que pareça real.
Com os dados das vítimas, a quadrilha envia uma mensagem pelo celular informando da negociação de uma dívida e um link para supostamente baixar o boleto do acordo. O problema é que na verdade o acordo é falso e o dinheiro vai parar direito nas conta dos criminosos.
Neste cenário, as empresas abaixo foram notificadas já que o Procon-SP entendeu que a responsabilidade de oferecer ferramentas para verificar a veracidade do boleto enviado.
O golpe do boleto falso vem se tornando comum devido ao fácil acesso de informações que os criminosos armazenaram, porém algumas dicas podem fazer toda a diferença e evitar que você cai neste tipo de armadilha criminosa.