O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) informou nesta segunda-feira, dia 30 de maio, que vai apoiar a formação continuada de professores da rede pública de ensino através do Programa de Especialização Docente (PED).
O PED é um curso de pós-graduação lato sensu voltado para professores de matemática e ciências naturais atuantes no ensino fundamental ou médio. O curso conta com carga horária de 360 horas e duração de 18 a 24 meses.
De acordo com o informado, o BNDES vai promover a criação de novas turmas de formação continuada em dez estados brasileiros. Assim, a instituição deve fornecer a formação a 730 professores. Desse modo, cerca de 292 mil alunos do ensino fundamental e do médio serão beneficiados até 2025.
Ainda segundo o BNDES, terão prioridade os profissionais que atuam em escolas localizadas em áreas vulneráveis e que tenham menor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
De acordo com o diretor da instituição, Bruno Aranha, o projeto vai contribuir diretamente para o alcance da Meta 16 do Plano Nacional de Educação, promovendo formação continuada de qualidade, baseada em metodologias inovadoras.
“Educação é um dos pilares do desenvolvimento do Brasil. O BNDES está debruçado sobre os desafios para melhorar a qualidade do ensino do país”, disse o diretor do BNDES.
Aranha destacou ainda que o projeto vai ajudar a reduzir os índices de evasão escolar, melhorando os resultados educacionais do país. O BNDES tem o tema educação como um prioridade estratégica pois busca a transformação da realidade da educação básica e a requalificação profissional, visando uma nova economia, com foco em tecnologia.
Com informações da Agência Brasil.
E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!
Leia também UFSC divulga as principais datas do Vestibular 2023; saiba mais informações.