Desde que o X, antigo Twitter, foi suspenso por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), milhões de brasileiros que costumavam usar as redes sociais começaram a migrar para outros sistemas. Entre eles, vale citar a rede social Bluesky.
O fato, no entanto, é que o Bluesky não é o Twitter. E isso vem gerando reclamações por parte dos usuários que fizeram a migração. Para tentar atender as expectativas dos brasileiros, a diretora de operações da rede social, Rose Wang, disse em entrevista que a empresa está trabalhando em algumas mudanças.
Os novos recursos
Entre alguns pontos, a diretora de operações disse que a empresa está ouvindo os pedidos dos brasileiros e que, em breve, deverá inserir sistema de vídeos, além de Trending Topics. Segundo ela, esses sistemas serão anexados à plataforma em breve.
Ao contrário Twitter, o Bluesky não conta com reproduções de vídeos, e isso vem gerando reclamações por parte dos usuários. O antigo Twitter contava com uma série de recursos e funcionalidades nesse sentido.
Já o sistema de Trending Topics era uma marca registrada da rede social X. Trata-se de uma espécie de lista que apresentava os assuntos mais comentados naquele momento. Assim, o cidadão poderia se informar da melhor maneira possível sobre os temas que estavam em alta.
O usuário tinha a opção, por exemplo, de ver quais eram os assuntos mais comentados no Brasil, ou mesmo no seu estado. Além disso, ele também poderia realizar a consulta por outros países.
“Temos ouvido repetidamente o quanto essas duas funcionalidades são importantes para os brasileiros. Portanto, queremos responder da mesma forma, já que os brasileiros estão apostando em nós, queremos garantir que eles recebam essas funções”, disse Wang.
Quando as novas funcionalidades chegam ao Bluesky?
Ainda não há uma indicação da Bluesky sobre uma data para a adição dessas duas novas funcionalidades ao sistema. Na entrevista, a diretora afirma que a liberação para postar vídeos na plataforma deve estar disponível já na próxima atualização do aplicativo.
Na prática, isso significa que os usuários terão que esperar mais algumas semanas, de acordo com a diretora. Já o sistema de Trending Topics deve demorar um pouco mais, porque precisa ser produzido com um pouco mais de cautela. Ainda não há uma data para liberação desse recurso.
Crescimento do Bluesky
Desde que o Twitter foi suspenso por determinação de Alexandre de Moraes, o número de brasileiros no Bluesky cresceu exponencialmente.
O aumento de usuários brasileiros foi tamanho que a própria conta da Bluesky na internet passou a publicar mensagens em português.
A última atualização oficial indica que 3 milhões de pessoas criaram contas no Bluesky nos últimos sete dias. Desse montante, 85% são brasileiros. Atualmente, a plataforma conta com mais de 2,5 milhões de pessoas do Brasil.
Entenda a novela envolvendo o Twitter
Como dito, o Ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou ainda na sexta-feira (30) a suspensão da rede social X, antigo Twitter, em todo o território nacional.
Em seu despacho, Moraes disse que notificou a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para que o site seja bloqueado em todas as operadoras em atuação no Brasil. A determinação vale até que a rede social indique um representante no país e pague todas as suas multas.
Poucas horas depois dessa determinação, a Anatel informou publicamente que já notificou todas as operadoras de distribuição de internet no Brasil para que o X seja descontinuado o quanto antes.
Ao menos até a tarde desta sexta-feira (13) , o que se sabe é que o X já está indisponível para a grande maioria dos usuários em todo o território nacional. De todo modo, também se entende que algumas pessoas que usam internet de bairro ainda estão conseguindo utilizar a plataforma.