As florestas cobrem quase um terço de toda a Terra, fornecendo infraestrutura orgânica vital para algumas das coleções de vida mais densas e diversificadas do planeta.
Elas sustentam inúmeras espécies, incluindo a nossa, mas muitas vezes parecemos alheios a isso.
Os humanos agora limpam milhões de acres de florestas naturais todos os anos, especialmente nos trópicos, permitindo que o desmatamento ameace alguns dos ecossistemas mais valiosos da Terra.
As florestas bombeiam o oxigênio de que precisamos para viver e absorver o dióxido de carbono que exalamos (ou emitimos).
Estima-se que uma única árvore frondosa madura produza o suprimento diário de oxigênio para algo entre duas e dez pessoas.
O fitoplâncton no oceano é mais prolífico, fornecendo metade do oxigênio da Terra, mas as florestas ainda são uma fonte importante de ar de qualidade.
Ao cultivar uma copa para absorver a luz do sol, as árvores também criam oásis vitais de sombra no solo.
As árvores urbanas ajudam os edifícios a se manterem frios, reduzindo a necessidade de ventiladores elétricos ou ar-condicionado, enquanto grandes florestas podem enfrentar tarefas assustadoras, como reduzir o efeito de “ilha de calor” de uma cidade ou regular as temperaturas regionais.
Leia mais sobre isso – Geografia: O que é uma ilha de calor
As árvores também têm outra maneira de combater o calor: absorver o CO2 que alimenta o aquecimento global.
As plantas sempre precisam de algum CO2 para a fotossíntese. Entretanto, o ar da Terra agora está tão denso com emissões extras que as florestas lutam contra o aquecimento global apenas respirando. O CO2 é armazenado na madeira, em folhas, assim como no solo, muitas vezes por séculos.
Grandes florestas podem influenciar os padrões climáticos regionais e, além disso, até criar seus próprios microclimas.
A floresta amazônica, por exemplo, gera condições atmosféricas que não apenas promovem chuvas regulares lá e em terras próximas, entretanto, potencialmente tão distantes quanto as Grandes Planícies da América do Norte.
As raízes das árvores tornam-se aliadas importantes em chuvas fortes, especialmente em áreas baixas como planícies fluviais.
A saber, elas ajudam o solo a absorver mais uma enchente repentina, reduzindo a perda de solo, assim como os danos à propriedade ao diminuir o fluxo.
E então, você sabia desses fatos sobre as florestas?
Não deixe de ler também – Deserto do Saara: Entenda por que ele é importante para a Amazônia