Como montar uma biblioteca na sala de aula
Veja também as razões para incluir os livros no ambiente de convívio diário
Basicamente falando, uma biblioteca na sala de aula é um lugar aconchegante onde os alunos vão ler em silêncio em determinado momento do dia. Mas saiba que esse espaço representa muito mais.
Quando projetada de forma eficaz, apoia a leitura dentro e fora da escola, dá autonomia para os alunos selecionarem seus materiais de leitura e fornece uma sala de aula mais atrativa e estimulante.
Ou seja, uma biblioteca não necessariamente precisa estar em um local isolado da sala de aula. Claro que também é importante que a escola ofereça um ambiente organizado com livros para todas as séries, mas cada sala pode ter seu espaço próprio independente disso.
De acordo com especialistas, deve-se incluir livros de ficção e não ficção com diferentes níveis de leitura. Isto é, que atinja os alunos democraticamente.
Além disso, recomenda-se levar títulos sobre diferentes interesses e habilidades dos estudantes. Compor com jornais, quadrinhos e revistas atualizadas também enrique-se o cantinho da leitura. Afinal, os professores podem se apoiar nele para ensinar matérias diversas e propor atividades no dia a dia.
Entre tantas vantagens, fornecer aos estudantes a oportunidade de lerem independentemente ocupa o topo da lista, sem dúvidas. Em uma época que não se lê tanto no Brasil, torna-se uma estratégia que vale a pena ser implementada.
Como fazer uma biblioteca para a sala de aula
- Primeiramente, deve-se conseguir livros, muitos livros – além dos demais materiais citados anteriormente. Caso a escola não tenha incentivos do governo, uma dica bacana é criar campanhas com a comunidade para angariar esses exemplares.
- Já tem os livros? Então escolha um canto aberto na sala de aula, no qual caibam estantes ou nichos. Escolha peças fáceis de limpar.
- Combine os livros em categorias e codifique por cores os diferentes níveis de leitura. As categorias podem incluir assuntos como animais, ficção, não ficção, mistério, contos populares, etc.
- Crie um sistema de retirada e devolução para quando os alunos quiserem levar um livro para casa. Os alunos devem assinar um livro anotando o título, o autor e a caixa de onde pegaram o livro. Então, eles devem devolvê-lo no final da semana seguinte.
- Quando os alunos devolvem os livros, você deve mostrar a eles como colocar o livro de volta onde o encontraram. Você até atribui a um aluno o trabalho de mestre do livro. Essa pessoa irá recolher os livros devolvidos da lixeira todas as sextas-feiras e colocá-los de volta na lixeira correta.
- Certifique-se de ter consequências estritas se os livros forem perdidos ou maltratados. Por exemplo, se alguém se esqueceu de devolver o livro na data de vencimento, não poderá escolher outro livro na semana seguinte para levar para casa.