Você sabia que o prazo para agendar a perícia do INSS, referente ao pente-fino, venceu na última sexta-feira (19)? Pois é.
Veja também: Mega-Sena: apostador leva prêmio sozinho
A perda do prazo pode levar a suspensão temporária do benefício, ou seja, você deixará de receber os valores mensais, e se o agendamento da perícia não for feito brevemente, pode se converter em cancelamento do benefício. Fique atento!
O pente fino é a solicitação do INSS para que o segurado realize a perícia e comprove que de fato precisa do benefício concedido, neste caso o e incapacidade temporária. A perícia ficou suspensa por um período por conta da pandemia da Covi-19, mas quem for selecionado deve realizar o procedimento o quanto antes para não perder o benefício.
O aviso que você foi selecionado para o pente-fino do INSS pode ser enviado por e-mail ou por correspondências do seu endereço cadastrado no INSS. Para confirmar se os dados estão atuais você poderá ligar no telefone 135.
Uma lista também foi divulgada e você pode conferir clicando aqui.
O prazo para agendar a perícia é de 30 dias após o recebimento do aviso de pente-fino do INSS. O ideal, na realidade, é que você agende assim que receba o comunicado, para não perder o prazo de agendamento.
Todas as informações de agendamento devem também estar na carta de convocação.
Desde que a falta seja justificada, por problemas de saúde, por exemplo. É possível remarcar a data uma única vez.
Alguns segurados tem se preocupado com o pente-fino do INSS quando a agência está sem sistema no dia da perícia, saiba que nesse caso o local deve reagendar o procedimento sem qualquer prejuízo para você, segurado do INSS.
Isso é uma possibilidade, mas que não acontece em todos os casos. Porém caso aconteça no seu, você tem até 30 dias para entrar com recurso e tentar reverter a decisão para voltar a receber o valores.
É possível entrar em contato pelo telefone 135, das 07h às 22h (horário de Brasília), de segunda-feira a sábado. O telefone não funciona nos feriados e nem aos domingos.
Pessoas que precisam de dinheiro extra podem contar ainda com o Auxílio Brasil, porém apenas beneficiários do Bolsa Família, por enquanto.