Alguns usuários do Auxílio Brasil se surpreenderam nesta semana com uma mensagem de “Benefício Bloqueado para crédito” no app do projeto. De acordo com esses relatos, a notificação chegou através do app oficial do próprio programa, logo na semana de pagamentos da quinta rodada do benefício do Governo Federal.
Na íntegra, a mensagem é um pouco mais detalhada. Ela diz: Benefício Bloqueado para crédito do benefício em sua conta. Não há nenhuma informação além disso. Dessa forma, muitos usuários imaginaram que isso poderia significar um bloqueio total do projeto.
De acordo com o Governo Federal, essa mensagem apenas quer dizer que o dinheiro do benefício ainda não foi concedido para esta conta específica. Normalmente isso acontece quando a data de pagamento do projeto para aquele grupo ainda não chegou. Em tese, quando essa data chega, a mensagem desaparece porque o crédito é efetuado.
Mas ainda de acordo com relatos, isso não acontece sempre. Em alguns casos, algumas pessoas recebem o dinheiro da parcela e a mensagem segue firme no app oficial do Auxílio Brasil. E não é a primeira vez que isso acontece. Usuários afirmam que também passaram por essa situação em meses anteriores.
Segundo o Ministério da Cidadania, no entanto, não há motivos para se preocupar. De acordo com a pasta, a mensagem aparece, simplesmente, por uma falha no sistema. Entretanto, não quer dizer que o cidadão perdeu o benefício. Em resumo, a mensagem de bloqueio não deve preocupar os usuários do Auxílio Brasil.
Seguir no programa não é garantia
É sempre importante lembrar que fazer parte do benefício não garante que o cidadão seguirá dentro da folha de pagamentos do projeto nos meses seguintes. Isso quer dizer, portanto, que qualquer pessoa pode sair a qualquer momento.
De acordo com o Ministério da Cidadania, todos os meses o Governo faz uma espécie de pente fino nas contas de todos os usuários do Auxílio Brasil. O objetivo é justamente encontrar contas que não atendem aos critérios básicos exigidos pelo programa.
Para saber se continuará ou não dentro do benefício, o cidadão precisa consultar as informações do app oficial do Auxílio Brasil. Por lá, o Governo informa como está a situação de cada uma das contas do projeto em questão.
Governo fará novas entradas?
O Governo Federal evita falar sobre os próximos pagamentos do Auxílio Brasil. De qualquer forma, o número de usuários do projeto deverá seguir o ritmo de aumento pelos próximos meses.
O espaço no orçamento para os pagamentos do benefício permite que novas entradas aconteçam. Vale lembrar que o Governo tem R$ 89 bilhões disponíveis para os repasses do Auxílio Brasil neste ano de 2022.
De acordo com o Ministério da Cidadania, ao menos até o final deste ano, todos os usuários do programa precisam receber pelo menos R$ 400 por mês e não deve mudar até dezembro.