Por se tratar de um metal com quantidade finita no planeta, ou seja, não existe a possibilidade de produção, o ouro possui um valor extremamente valorizado pela sua raridade. Por isso, muitas pessoas se perguntam se barras de ouro valem mais que dinheiro.
Na matéria desta quinta-feira (15) do Notícias Concursos, você conferirá quanto custa, em média, o ouro nesse estado. Será mesmo que as barras de ouro valem mais que dinheiro? Veja também como comprar e vender essa preciosidade.
Quanto custa uma barra de ouro?
Em 2022, a grama do ouro ficou cotada em cerca de R$ 291,00. O valor é cotado em dólar, já que o ouro é considerado uma commodity.
As commodities são produtos que podem ser usados como matéria-prima para produção de várias coisas. Confira as principais características das commodities:
- Produtos com grande importância mundial;
- Produtos de origem primária;
- Alto nível de comercialização;
- Pouca industrialização.
O valor de uma commodity é definido pela oferta e procura desses materiais primários. Por isso, o preço do ouro é totalmente volátil, ou seja, pode alterar com frequência.
Barras de ouro valem mais que dinheiro?
Não é possível afirmar que barras de ouro valem mais que o dinheiro, já que o ouro é exposto à cotação internacional. Assim, pode mudar a qualquer momento por conta da alta volatilidade causada pelas negociações nas bolsas de valores do mundo.
De forma prática, o ouro não possui um valor monetário real, por isso não pode ser comparado ao dinheiro. Apesar de não existir uma resposta exata sobre isso, podemos dizer, a partir da cotação atual, que o ouro vale mais que o dinheiro.
Muitos especialistas dize que o ouro é um investimento de defesa que pode trazer o equilíbrio perfeito para sua carteira de investimentos. Isso porque garante uma certa estabilidade em momentos de crise e segura eventuais perdas a longo prazo.
Como comprar ouro?
A barra de ouro pode ser comprada por meio de uma corretora de valores que seja autorizada pelo Banco Central e Comissão de Valores Mobiliários (CVM). As principais corretoras autorizadas a vender ouro são: Ourominas, Parmetal e Carol DTVM.
Evite comprar ouro em lojas das ruas ou na internet, já que normalmente ele não vem com o lacre de autenticidade. Dessa forma, não terá como saber se as barras de ouro valem mais que dinheiro ou não.