De acordo com o Ministério da Cidadania, 12 instituições financeiras estão autorizadas a oferecer o empréstimo consignado para beneficiários do Auxílio Brasil a partir da próxima segunda-feira (10). Entre essas instituições, é possível citar a Caixa Econômica Federal, que afirmou se sentir confortável em operar nessa linha de crédito.
O empréstimo consignado para beneficiários do Auxílio Brasil foi aprovado em julho de 2022 e até o momento o Ministério da Cidadania vem trabalhando para que a modalidade de crédito seja definitivamente liberada aos cidadãos. Apesar disso, alguns grandes bancos privados já afirmaram que não devem conceder essa modalidade de crédito.
Vale informar que as 12 instituições que oferecerão o empréstimo consignado para beneficiários do Auxílio Brasil também poderão conceder o crédito para cidadãos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas). O BPC é destinado a idosos acima de 65 anos e pessoas com deficiência de baixa renda.
O crédito consignado é uma modalidade de empréstimo onde as parcelas são descontadas automaticamente da folha de pagamento dos cidadãos. Isso significa que, no caso dos beneficiários do Auxílio Brasil, as parcelas serão descontadas diretamente do benefício dos cidadãos.
O prazo de pagamento para os beneficiários do Auxílio Brasil é de até 24 meses e os juros, apesar de serem definidos pelas instituições financeiras, não poderão superar 3,5% ao mês. “A gente vai operar certamente abaixo desse teto, um pouco abaixo, ainda a definir pela área de risco do banco”, disse Daniela Marques, presidente da Caixa.
O Ministério da Cidadania informou em nota que cada responsável familiar pode entrar em contato com os bancos que oferecerão o crédito para analisar as propostas. Vale informar que os valores serão depositados pelas instituições na mesma conta onde é realizado o pagamento do benefício.
Como já dito anteriormente, o Ministério da Cidadania informou que a partir de segunda-feira (10), 12 bancos devem iniciar o processo de concessão do empréstimo consignado para beneficiários do Auxílio Brasil. Confira a lista divulgada pelo referido ministério:
Em contrapartida, alguns dos grandes bancos privados como o Bradesco, Itaú Unibanco, Santander afirmaram que não devem operar nessa linha de crédito. “Não se trata de uma aposentadoria ou pensão, mas um benefício a pessoas que estão em dificuldades. Portanto, o Bradesco não vai operar nessa carteira. Estamos falando de pessoas vulneráveis. Em vez de ser uma boa operação para o banco e para o cliente, entendemos que a pessoa terá mais dificuldade quando o benefício cessar, e, por isso, preferimos não operar”, disse Octavio de Lazari Júnior, presidente do Bradesco.
Já para a presidente da Caixa, o empréstimo consignado para beneficiários do Auxílio Brasil pode ajudar essas famílias. “A Caixa conhece profundamente a baixa renda e está confortável em conceder crédito consignado consciente.”, disse.