Na próxima quinta-feira (7), milhões de trabalhadores brasileiros de todas as regiões do país estarão de folga. Trata-se do feriado da Independência do Brasil. A data cívica, no entanto, não vai mexer apenas com o expediente de funcionários, mas também com o funcionamento de bancos ao redor do país.
Na manhã desta segunda-feira (4), a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) anunciou que as instituições financeiras físicas não deverão abrir na quinta-feira (7). Assim, o cidadão que precisa resolver algum problema de forma presencial precisa se programar para ir até o local antes desta data.
E na sexta-feira (8)
Para boa parte dos brasileiros, o feriado da quinta-feira (7), vai provocar uma folga também na sexta-feira (8), formando um feriadão nesta semana. Esta lógica, no entanto, não está valendo para os bancos. Segundo a Febraban, os funcionários não deverão unir as folgas no final desta semana.
Assim, fica definido que na quinta-feira (7), os bancos não abrem as suas agências físicas. Mas na sexta-feira (8), as agências estarão abertas normalmente, no mesmo horário de expediente que estas localidades atuam normalmente na sua região em dias úteis.
Canais digitais
A Febraban, no entanto, lembra que este sistema de fechamento vale apenas para as agências físicas nesta semana. Quem tem conta para pagar pode realizar o pagamento normalmente dentro do sistema do Internet Banking, que estará disponível durante 24 horas mesmo no feriado de 7 de setembro.
“Os canais digitais dos bancos, como internet e mobile banking, são uma alternativa para a realização de transferências e pagamento de contas. Atualmente, 7 em cada 10 operações bancárias são feitas pelos meios digitais, reflexo da comodidade, rapidez e segurança proporcionada por estes canais”, informa Walter Faria, diretor-adjunto de Serviços da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).
Sobre as contas, a Federação afirma que o cidadão precisa prestar atenção nas datas de limites de pagamentos. “Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais”, afirma Faria.
Agências do INSS
Para além dos bancos, agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) também não devem abrir no feriado de 7 de setembro. A informação também já foi confirmada oficialmente pelo Ministério da Previdência Social na manhã desta segunda-feira (4).
“A Central Telefônica 135 também não funciona no feriado para atendimento humano, mas é possível navegar pelos serviços automatizados, nas opções do menu inicial na Unidade de Resposta Audível (URA)”, disse o Ministério por meio de nota.
O portal Meu INSS, no entanto, segue valendo normalmente mesmo no feriado através do site e do aplicativo oficial. Através deste canal é possível:
- requerer benefícios;
- emitir extratos;
- cumprir exigências;
- agendar atendimento presencial;
- irar dúvidas sobre serviços e benefícios com a assistente virtual Helô.
Brasília
O principal feriado cívico do Brasil costuma ser celebrado com desfiles em todas as cidades do país, O principal deles ocorre em Brasília, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O evento ocorre a partir das 9 horas.
O clima, no entanto, é muito mais de tensão do que de comemoração na capital federal. Informações de bastidores colhidas pela emissora CNN Brasil indicam que o Palácio do Planalto está monitorando a possibilidade de manifestações que estariam sendo programadas para o dia da Independência.
De antemão, é possível afirmar que o esquema de segurança será reforçado e as pessoas que deverão acompanhar os desfiles no local, serão revistadas por agentes. Veja abaixo a lista de itens que não serão permitidos pela organização.
- Fogos de artifício e similares;
- Armas em geral;
- Apontador a laser ou similares;
- Artefatos explosivos;
- Sprays e aerossóis;
- Mastros confeccionados com qualquer tipo de material para sustentar, ou não, bandeiras e cartazes;
- Fogões e similares que utilizem gás e/ou eletricidade;
- Garrafas de vidro e latas;
- Armas de brinquedo, réplicas, simulacros e quaisquer itens que possuam aparência de arma de fogo;
- Drogas ilícitas, conforme a legislação brasileira;
- Substâncias inflamáveis de qualquer tamanho ou tipo;
- Armas brancas ou qualquer objeto que possa causar ferimentos, mesmo que representem utensílios de trabalho ou cultural (tesouras, martelos, flechas, tacos, tacape, brocas);
- Quaisquer outros itens a serem divulgados, com antecedência mínima de 24h da Operação, pela PMDF e/ou SSP e/ou GDF.