Banco do Brasil lança novidade para consulta de extrato do INSS e SURPREENDE clientes
O Banco do Brasil está lançando nesta semana um sistema que possibilita a consulta aos extratos e saldos para beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), os quais recebem os pagamentos através de cartão-benefício.
Cerca de 5,5 milhões de beneficiários do INSS possuem domicílio bancário no Banco do Brasil, ou seja, recebem os pagamentos do instituto através da instituição financeira. Desse total, cerca de 2,3 milhões de beneficiários não possuem conta corrente ou poupança no banco, recebendo os pagamentos via cartão-benefício.
A consulta digital ao extrato é disponibilizada para todos esses beneficiários do INSS, inclusive aqueles que não possuem conta no BB. De acordo com o banco, essa ferramenta de consulta é pioneira no setor bancário brasileiro.
Além disso, o Banco do Brasil informou que os cartonistas (beneficiários que não são vinculados a contas) conseguem realizar a consulta aos dados do INSS na Plataforma Setor Público do BB. Essa plataforma centraliza todos os serviços públicos financeiros e não financeiros da instituição, podendo ser acessada por correntistas e não correntistas.
Consulta ao extrato do INSS
Em 2022, foram realizadas 4 milhões de consultas aos saldos e extratos de benefícios do INSS nos canais físicos. Anteriormente, não existia a possibilidade de realizar a consulta de maneira digital, dessa forma, os clientes tinham que ir até as agências físicas ou terminais de autoatendimento.
Segundo José Ricardo Sasseron, vice-presidente de Negócios de Governo e Sustentabilidade do BB, “A inclusão digital desse público é um passo importante, já que muitos enfrentam dificuldades com a distância e locomoção para chegarem até os pontos físicos de atendimento”.
Para acessar a consulta digital disponibilizada pelo Banco do Brasil, os beneficiários do INSS devem utilizar o login e senha do portal gov.br. No entanto, é necessário possuir os níveis de segurança prata ou ouro.
Carla Nesi, vice de Negócios de Varejo, afirma que “A solução proporciona uma melhor experiência do cliente, possibilitando que todos os beneficiários do INSS, que recebem o benefício via cartão pelo Banco do Brasil, consultem seu extrato no conforto do seu lar, além de ganho de eficiência para o BB”.
Auxílio-doença sem perícia médica
O auxílio-doença é um benefício pago pelo INSS aos segurados que ficam incapacitados de trabalhar, seja por acidente de trabalho ou por doença, por mais de 15 dias consecutivos. Tradicionalmente, para ter acesso a esses recursos o trabalhador deve comprovar a incapacidade através de um exame médico, passando por uma perícia.
No entanto, este processo não é mais necessário em todos os casos, sendo que existe a possibilidade do segurado conseguir o auxílio-doença através do aplicativo Meu INSS, sem a necessidade de exame médico e perícia.
Essa mudança nas regras do INSS ocorreu segundo uma portaria publicada no Diário Oficial da União no dia 25 de setembro, pelo próprio instituto e o Ministério da Previdência Social. De acordo com o documento, o benefício por incapacidade temporária (auxílio-doença) com natureza acidentária, ligado ao trabalho, pode ser concedido por meio da análise de documentos enviados pelo próprio segurado no aplicativo Meu INSS, em um novo sistema chamado de Atestmed.
Esses documentos que devem ser enviados pelo segurado consistem em um atestado médico, que deve comprovar a necessidade de se afastar do trabalho, e um documento chamado de CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho). Essa nova medida do INSS é mais uma tentativa de diminuir a fila de perícias médicas, que atualmente se encontra em 1,1 milhão de segurados.