Banco do Brasil fora do ar? Usuários relatam série de problemas nesta segunda (02/09)

Banco do Brasil fora do ar? Usuários relatam série de problemas nesta segunda (02/09)

Usuários do Banco do Brasil estão usando as redes sociais para criticar instabilidades no Pix do aplicativo oficial

Os clientes do Banco do Brasil certamente estão tendo um início de semana complicado. Nessa segunda-feira (2), relatos de usuários afirmam que o aplicativo oficial dessa instituição financeira estaria apresentando instabilidades sobretudo no momento da pagamento ou recebimento de Pix.

De acordo com esses usuários, também existem problemas no sistema de realização de outras operações através do Internet Banking do Banco do Brasil. O site Downdetector, que monitora o funcionamento de serviços online, indica que os problemas começaram por volta das 9h.

Já por volta das 10h20, 375 pessoas reclamaram oficialmente de problemas envolvendo o sistema de Pix, e de outros serviços de Internet Banking do Banco do Brasil. No Google Trends, uma plataforma que registra pesquisas no buscador, é possível identificar destaques para os termos “Banco do Brasil fora do ar” e “pix do Banco do Brasil fora do ar”.

O que diz o Banco do Brasil

Ao menos até publicação desse artigo na manhã dessa segunda-feira (2), o Banco do Brasil não tinha se pronunciado oficialmente sobre esse problema. Anda não se sabe, por exemplo, se a situação está atingindo usuários de todo o Brasil, ou se acontece apenas com uma parcela dos seus correntistas.

Até aqui, a dica é tentar realizar a transferência por meio de outros bancos, ou tentar realizar o procedimento em um segundo momento.

Banco do Brasil fora do ar? Usuários relatam série de problemas nesta segunda (02/09)
Banco do Brasil ainda não se pronunciou sobre os relatos de falhas no app. Imagem: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

Além do Banco do Brasil

Na última semana, foram os usuários do Caixa Tem que passaram por maus bocados. De acordo com os relatos de beneficiários do Bolsa Família, o dinheiro estava sumindo do aplicativo, logo depois do pagamento por parte do Ministério do Desenvolvimento Social.

Os casos começaram a acontecer primeiramente na Região Metropolitana do Recife, mais especificamente na cidade de Jaboatão de Guararapes. Mas no decorrer dos últimos dias, várias outras cidades do país começaram a registrar casos, incluindo no sudeste do Brasil.

Diante desta situação, é natural que muitas pessoas entrem em desespero. Afinal de contas, para boa parte das famílias brasileiras, o Bolsa Família é a única ajuda para pagar contas e comprar itens básicos. Mas a dica nesse momento é manter a calma e contestar a transação de maneira correta.

Passo a passo para realizar a contestação no Caixa Tem

Segundo o próprio Ministério, existem três maneiras básicas de contestar a transação irregular do Caixa Tem. O cidadão precisa realizar apenas uma delas.

 Veja abaixo:

  • Ir presencialmente a uma agência da CAIXA, com o CPF e um documento de identificação do beneficiário;
  • Acessar o aplicativo CAIXA TEM, seguindo os seguintes passos: clique no ícone ajustes; Minha conta; contestar transação; clique no valor a ser contestado; responda às perguntas de segurança. Ao final apresentará a mensagem: “Contestação solicitada com sucesso.” O prazo de análise dessa contestação é de até 10 dias úteis;
  • Pelo SAC CAIXA, telefone 0800 726 0101, opção 6. Nesta opção, o beneficiário deverá informar ao atendente seu CPF e número da conta, a data e valor da transação que não reconhece e deseja contestar. O atendente realizará perguntas de segurança ao beneficiário e, então, registrará a transação.

Para além de realizar a contestação em um desses canais, o cidadão que foi vítima do golpe também precisa registrar um Boletim de Ocorrência (BO) em uma delegacia mais próxima da sua residência.

Note que em alguns estados o processo de validação de um boletim de ocorrência pode ser feito até mesmo de maneira virtual, por meio de aplicativos ou de sites oficiais da Secretaria de Segurança Social.

Por meio de uma nota oficial, a Caixa Econômica Federal se limitou a dizer que está colaborando com todos os órgãos de segurança, em especial com a polícia federal (PF), já que se trata de um suposto golpe que envolve brasileiros no recebimento de um programa de caráter nacional.

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