O Banco Central do Brasil (BCB) anuncia leilões de Swap Cambial tradicional, conforme informações oficiais.
O Swap Cambial se refere à troca de moedas estrangeiras. De forma sucinta, Swap pode significar a troca de uma rentabilidade por outra. Por isso, o Swap Cambial é um tipo de gerenciamento de taxas de reajuste. Sendo assim, essa troca se traduz em um contrato de troca de indexadores.
Portanto, os leilões de Swap Cambial realizados pelo Banco Central do Brasil (BCB) objetivam estabilizar a taxa de câmbio. Uma vez que é uma maneira de proteger as instituições financeiras, considerando que o Banco Central do Brasil (BCB) assume a variação cambial do período do contrato.
O Banco Central do Brasil (BCB) anuncia leilões de Swap Cambial tradicional para fins de rolagem integral dos contratos vincendos em 2 de maio de 2022, conforme informações oficiais da instituição.
De acordo com divulgação oficial, o Banco Central do Brasil (BCB), a partir desta terça-feira (22/2/2022), dará início à rolagem dos contratos de Swap Cambial com vencimento em 2 de maio de 2022, no montante de US$ 13,6 bilhões (272.150 contratos).
Conforme destaca a instituição, a execução desta rolagem prevê a realização de leilões diários de swap tradicional e compreenderá o período necessário para que todo o estoque vincendo em 2/5/2022 seja renovado.
No entanto, o Banco Central do Brasil (BCB) destaca que poderá alterar o lote ofertado a cada dia, ou mesmo acatar propostas em montante inferior à oferta, conforme as condições de demanda pelo instrumento, sem prejuízo do objetivo de rolagem integral do vencimento, como informa normalmente o Banco Central do Brasil (BCB) quando ocorrem os leilões de Swap Cambial.
Além disso, o Banco Central do Brasil (BCB) informa que as condições para a operacionalização de cada leilão serão divulgadas oportunamente por intermédio de comunicado do Departamento de Operações do Mercado Aberto (Demab).
O anúncio foi feito na data desta publicação, 21 de fevereiro de 2022, na plataforma oficial do Banco Central do Brasil (BCB). É importante acompanhar as informações oficiais do Banco Central do Brasil (BCB), visto que diversos fatores impactam na economia de forma direta e indireta.