O Banco Central do Brasil (BCB) divulgou o Relatório Trimestral de Inflação do primeiro trimestre de 2022. Confira trechos relevantes!
Conforme informações oficiais do Banco Central do Brasil (BCB), no cenário externo, o ambiente se deteriorou substancialmente. O conflito entre Rússia e Ucrânia levou a um aperto significativo das condições financeiras e aumento da incerteza em torno do cenário econômico mundial, destaca a instituição.
Em particular, o choque de oferta decorrente do conflito tem o potencial de exacerbar as pressões inflacionárias que já vinham se acumulando tanto em economias emergentes quanto avançadas.
Conforme informações oficiais do Banco Central do Brasil (BCB), em relação à atividade econômica brasileira, a divulgação do Produto Interno Bruto (PIB) do quarto trimestre de 2021 apontou crescimento acima do esperado.
O Banco Central do Brasil (BCB) informa que, apesar de indicadores mensais mostrarem recuo da atividade em janeiro, espera-se recuperação em fevereiro e março com a melhora da pandemia. A surpresa observada no PIB do quarto trimestre e o resultado esperado para o primeiro trimestre favorecem a projeção de crescimento no ano, destaca o Banco Central do Brasil (BCB) em recente divulgação.
Adicionalmente, mantém-se perspectiva favorável para alguns setores específicos, como a agropecuária e as atividades econômicas que ainda estão em processo de recuperação dos impactos negativos da pandemia.
Em sentido oposto, as informações disponíveis sugerem que a escassez de matéria-prima ainda é um fator limitante para a indústria e que a recomposição de estoques não deve contribuir significativamente para a demanda do setor em 2022. O risco fiscal elevado e o processo de aperto monetário em curso continuam impactando as condições financeiras atuais e, consequentemente, a atividade econômica corrente e futura, destaca o Banco Central do Brasil (BCB).
O elevado nível corrente de incerteza econômica doméstica atua na mesma direção. A elevação dos preços de commodities e dos preços de produtos importados – especialmente desde a escalada do conflito entre Rússia e Ucrânia ?, embora atenuada pela recente apreciação do real, pode ser considerada um novo choque de oferta do ponto de vista da economia doméstica, com impacto altista sobre a inflação e negativo sobre a atividade econômica no curto prazo.
De acordo com documento divulgado oficialmente do Banco Central do Brasil (BCB), nesse contexto, a projeção de crescimento para o PIB em 2022 foi mantida em 1,0%.