O Banco Central (BC) autorizou que o WhatsApp Messenger liberasse aos seus usuários a opção de fazer pagamentos com o cartão de crédito, débito e pré-pago pelo aplicativo. Com a novidade, será possível efetuar pagamentos diretamente para empresas sem sair da plataforma de mensagens.
O serviço de pagamentos do mensageiro, o WhatsApp Pay, foi liberado em 2021. No entanto, até o anúncio, só eram permitidas transferências entre pessoas físicas. Em nota, o BC informou que “não há mais impedimentos regulatórios para a realização de transações de compra com cartão de crédito, de débito e pré-pago por meio do WhatsApp (P2M)”.
De todo modo, as possibilidades só devem estar disponíveis no próximo mês. O CEO da Meta, Mark Zuckerberg, comemorou a liberação e disse estar ansioso para a atualização do serviço no mensageiro. Segundo Guilherme Horn, representando da empresa na América Latina, a novidade vai simplificar a relação entre empresas e clientes.
Função de silenciar chamadas desconhecidas
O site WABetaInfo descobriu na mais nova versão do WhatsApp Beta um recurso que permitirá silenciar chamadas de números desconhecidos. A nova ferramenta trará diversas vantagens, como reduzir interrupções e não ser incomodado por chamadas de spam.
O lançamento vem junto a implementação das Comunidades, uma vez que alguns usuários estão reclamando por estarem sendo abordados por números desconhecidos que fazem parte da comunidade. Assim, a funcionalidade prevê a diminuição dos incômodos.
De acordo com o portal, o novo recurso ficará na seção de configurações. Desse modo, para utilizá-la, será necessário fazer a ativação. Com a ferramenta já habilitada, as chamadas indesejadas só ficarão listadas nas chamadas e no centro de notificações.
Contudo, é importante frisar que a nova funcionalidade para silenciar números desconhecidos ainda está em desenvolvimento e não foi disponibilizada para os usuários beta. Portanto, caso não sejam encontrados problemas graves, ela será liberada para testes.
Recurso de editar mensagens
O WhatsApp está testando um recurso esperado por muitos usuários. Em breve, será possível editar mensagens já enviadas na plataforma de mensagens. No entanto, a funcionalidade ainda está em desenvolvimento na versão beta do mensageiro para iOS.
Segundo informações do site WABetaInfo, após enviar a mensagem, o usuário terá até 15 minutos para corrigir algum erro ou adicionar alguma informação. Entretanto, para isso, será necessário que o aplicativo esteja em sua última versão, lembrando que o recurso está sendo testado numa versão de iOS.
Além disso, é possível que haja uma nova atualização que permitirá editar legendas de mídias, sejam elas fotos ou vídeos. Contudo, não há nenhuma previsão oficial de quando a funcionalidade chegará na versão final. Da mesma forma, não se sabe se vai ser exclusivo do iOS ou se também será implementado no Android.