Infelizmente, o aumento de fraudes no PIX tem se tornado constante, desde do lançamento desse método de pagamento. Nesse sentido, o Banco Central está emitindo um alerta sobre o assunto para que a população possa se proteger.
Assim sendo, preste atenção nas informações a seguir. Veja quais são os golpes mais comuns relacionados ao sistema de pagamento instantâneo. Além disso, confira também medidas para evitar cair em ações fraudulentas.
Alerta do Banco Central sobre fraudes no PIX
A entidade divulgou, na última segunda-feira (04), o Relatório de Gestão do PIX. De acordo com seus números, entre final de 2021 e junho de 2023 foram realizadas 43 bilhões de transações utilizando esse método. E dessas, 0,007% são relativas a golpes e fraudes.
Embora essa possa parecer uma fração pequena, trata-se de um número que atinge milhares de cidadãos brasileiros. Dessa forma, ninguém está livre de se tornar uma vítima e perder quantias significativas em esquemas ilegais.
Nesse sentido, o Banco Central esclareceu que o número de infrações está relacionado a denúncias recebidas por vítimas. Dentro dessas fraudes, dois golpes principais se destacam:
- Depósito em contas laranja – quando criminosos abrem contas falsas usando o nome de uma vítima. Em seguida, realiza usos financeiros diversos com seus dados;
- Golpe de engenharia social – nesses casos, a vítima é induzida a realizar um PIX por motivos diversos. Só depois ela descobre que era um golpe.
Medidas efetivas para evitar fraudes no PIX
Estar ciente dos movimentos mais comuns dos criminosos é uma ótima forma de evitar golpes com o PIX. Mas esta não é a única medida, e você pode se proteger com algumas estratégias simples. Entre as principais se destacam, por exemplo:
- Não realizar transferência e pagamentos de emergência sem antes confirmar com a pessoa que está pedindo se é ela mesma;
- Se precisar receber um PIX de alguém desconhecido, envie uma chave aleatória. Isso vai evitar que informações importantes suas vazem;
- Além disso, não clique em links suspeitos para fazer transferências. Sempre que houver informações suspeitas nesse sentido, duvide;
- Restrinja a visualização de seus perfis em redes sociais e fotos do WhatsApp. Assim os criminosos não conseguirão fazer perfis falsos facilmente;
- Desconfie de links compartilhados por troca de mensagens e redes sociais. Além disso, chaves aleatórias de quem você não conhece devem ser evitadas.
Adotando essas estratégias, você conseguirá se proteger de forma bastante eficaz de fraudes no PIX. E isso também trata mais segurança para seus contatos, que podem ser vítimas desse tipo de golpe a partir de seu nome.
Considerações finais sobre o assunto
Existem ainda outras formas que criminosos usam para aplicar golpes no PIX. Entre elas as mais recorrentes são a Central de Relacionamento Bancária Falsa e QR Codes adulterados. Além disso, ainda se usa bastante o chamado Bug do PIX, que consiste em mensagens falsas que alegam a possibilidade de ganhar dinheiro seguindo seus passos, que resultam em fraude.
Assim sendo, é muito importante estar por dentro de todos esses aspectos para evitar se tornar uma vítima. E claro, passe essas informações para frente e proteja amigos e familiares de passar por esse tipo de situação desagradável.