Desde que o Banco Central anunciou que está abrindo consulta ao dinheiro esquecido em instituições financeiras, parte da população não fala em outro assunto. Nas redes sociais não faltam memes, informações e debates sobre o tema. Entretanto, é preciso ter cuidado, pois, muita gente tem caído em golpes .
De acordo com relatos nas redes sociais, muita gente vem se deparando com sites que estão prometendo antecipar o saque desse dinheiro. Eles dizem, entre outras coisas, que o cidadão tem que enviar um valor qualquer via pix e com isso, eles ativaram um sistema que permitiria que ele recebesse o montante esquecido.
Porém, de acordo com as informações oficiais, isso é impossível. Segundo o próprio Banco Central, não há neste momento nenhuma forma de conseguir a antecipação desse dinheiro. É portanto preciso esperar e respeitar o calendário oficial que o próprio BC criou para se fazer esse repasse para a população.
Neste primeiro momento, a informação que se tem é que há apenas um site que serve para a consulta do dinheiro. Dessa forma, o cidadão irá acessar a plataforma e acionar o processo para saber se existem montantes esquecidos em alguma instituição financeira em seu nome ou não. Pronto. Não dá para fazer nada além disso.
Caso tenha algum dinheiro, o próprio BC afirma que o cidadão precisa pesquisar o calendário oficial para saber quando é que vai poder sacar esse montante. Neste momento, não adianta procurar formas de se fazer esse saque. Elas não existem. O que resta mesmo neste momento é esperar até que sua data chegue.
Recentemente, a Polícia Federal (PF) elaborou uma espécie de lista de situações em que o cidadão precisa se defender para não cair em golpes. Pelo que se sabe, é impossível se livrar 100% dessa possibilidade, mas há como diminuir as chances.
A primeira dica é não clicar em qualquer link que chega para você nas redes sociais. Muitas vezes quem envia essas mensagens são pessoas da nossa confiança. Pode ser que esses cidadãos façam isso sem saber que estão enviando algo ruim. Então é preciso ter atenção.
Outra dica é ficar atento com mensagens que prometem vantagens muito boas, quase que impossíveis. Neste caso, por exemplo, prometer a antecipação do dinheiro esquecido é algo que está fora do normal. É preciso desconfiar e não clicar em nada.
Vale lembrar que os golpistas não usam apenas a questão do dinheiro esquecido para tentar aplicar golpes. De acordo com informações da própria Polícia Federal (PF) isso também está acontecendo em outras frentes
Um exemplo é a questão do Auxílio Brasil. O Governo está seguindo com os pagamentos do programa neste mês de fevereiro para cerca de 18 milhões de pessoas, o que significa dizer que o projeto em questão está caminhando.
Porém, os golpistas aproveitam o momento de desespero de muita gente para deixar essas pessoas ainda com menos dinheiro. As dicas nestes casos são as mesmas. É preciso prestar atenção em tudo o que você clica no seu celular ou no seu computador.