Economia

Banco Central: Copom atualiza dados sobre o cenário econômico atual

O Banco Central do Brasil (BCB) atualizou no dia 1º de novembro de 2022, dados relevantes sobre o cenário econômico atual, considerando a análise do Comitê de Política Monetária (Copom).

Banco Central: Copom atualiza dados sobre o cenário econômico atual

No cenário doméstico, o Comitê de Política Monetária (Copom) avalia que o aumento de gastos de forma permanente e a incerteza sobre sua trajetória a partir do próximo ano podem elevar os prêmios de risco do país e as expectativas de inflação à medida que pressionem a demanda agregada e piorem as expectativas sobre a trajetória fiscal. 

A volatilidade da economia e a inflação

Segundo destaca o Banco Central do Brasil (BCB), o Comitê de Política Monetária (Copom) reiterou que há vários canais pelos quais a política fiscal pode afetar a inflação, incluindo seu efeito sobre a atividade, preços de ativos, grau de incerteza na economia e expectativas de inflação.

Riscos relacionados à inflação

O Comitê de Política Monetária (Copom) ressalta que, em seus cenários para a inflação, permanecem fatores de risco em ambas as direções. Entre os riscos de alta para o cenário inflacionário e as expectativas de inflação, destaca-se uma maior persistência das pressões inflacionárias globais. Entre os riscos de baixa, ressalta-se a manutenção dos cortes de impostos projetados para serem revertidos em 2023. 

Assim sendo, segundo o Banco Central do Brasil (BCB), o Comitê de Política Monetária (Copom) avalia que a conjuntura, ainda particularmente incerta e volátil, requer serenidade na avaliação dos riscos.

Discussão sobre a condução da política monetária

Conforme informa o Banco Central do Brasil (BCB), o Comitê de Política Monetária (Copom) passou então à discussão da condução da política monetária, considerando o conjunto de projeções analisado, assim como o balanço de riscos para a inflação prospectiva.

Sobre a projeção inflacionária da Pesquisa Focus

Dessa forma, a projeção da inflação de doze meses no segundo trimestre de 2024, no cenário em que se utiliza a trajetória de juros extraída da Pesquisa Focus, segue compatível com a estratégia de convergência da inflação para o redor da meta ao longo do horizonte relevante, ressalta o Banco Central do Brasil (BCB).

As projeções do Copom

O Comitê de Política Monetária (Copom) optou por novamente dar ênfase ao horizonte de seis trimestres à frente em suas projeções e nota que essa decisão é condicional ao caráter temporário dos impostos, destaca a divulgação oficial. Acompanhe as informações oficiais do Banco Central do Brasil (BCB) e confira as decisões relacionadas à economia.