AUTORIZADO! WhatsApp confirma pagamentos no Brasil em 2021; veja como
O Banco Central autorizou que o WhatsApp opere como “iniciador de pagamento”. Isso autoriza que usuários transfiram recursos entre si (entenda mais abaixo).
Na prática, o WhatsApp ainda não possibilita a realização de pagamentos, porém está autorizado e deve oferecer a novo funcionalidade em breve.
O Banco Central afirmou que as operações poderão ser feitas assim que o WhatsApp liberar a nova funcionalidade. Os custos para transferência, de acordo com o BC, ficará a cargo do aplicativo de mensagens decidir.
Por outro lado, a instituição financeira acredita que a medida deve reduzir custos. “O BC acredita que as autorizações concedidas poderão abrir novas perspectivas de redução de custos para os usuários de serviços de pagamentos”, afirmou em nota à imprensa.
Ainda em evento nesta manhã o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, comentou que a aprovação do WhatsApp como iniciador de pagamentos aconteceria.
“Se eu tenho isso, o Whatsapp vai ser aprovado em breve para fazer pagamentos no Brasil. Vejo um casamento entre mídia social e o mundo de finanças, controladores tem de entender como regular, enfrentar e o que significa para competição na sociedade”
A autorização para arranjos de pagamentos também foram concedidas à Visa e à Mastercard.
WhatsApp como iniciador de pagamentos
Na onda do Pix e do Open Banking, o WhatsApp como iniciador de pagamento de pagamentos seria mais uma funcionalidade do mercado financeiro. Na prática este novo sistema funcionária como intermediário entre os bancos e os consumidores.
Uma empresa que oferece o serviço de “iniciador de pagamento”, como o WhatsApp, poderia indicar para a instituição financeira a qual o cliente tem conta, que o “consumidor x” deseja fazer determinado pagamento para “lojista”. Essa prática poderia eliminar intermediários como o cartão de crédito.
O cliente não precisaria entrar no seu banco e realizar uma transferência, por exemplo, já que o WhatsApp assumiria esta função.
Em 2020, o Banco Central chegou a dizer que a medida permitiria a ampliação da abrangência do open banking. Outro fato é que o banco alegou que empresas que prestassem serviço apenas nesta modalidade, poderiam ter um processo de autorização de funcionamento mais rápido.
O BC ainda mencionou que qualquer empresa que seja autorizada a prestar o serviço de iniciador de pagamento, poderá também comandar transações por meio do Pix – um sistema de pagamento instantâneo que autoriza a transferência de recursos 24h, nos 7 da semana.