As bancadas de porcelanato estão cada vez mais ocupando espaço nos projetos e execuções das cozinhas brasileiras. Engenheiros e arquitetos defendem o seu uso. Por isso hoje, vamos desmistificar se a bancada de porcelanato vale a pena.
O porcelanato está cada vez mais sendo usado para além de pisos e paredes, mas também na execução e bancadas, mobiliários, painéis, entre tantos outros locais. Sendo assim, são muitas as vantagens que o porcelanato oferece na execução de bancadas de cozinha. Confira:
É preciso reconhecer que os projetos realizados em mármore e granito estão se modernizando nos dias de hoje. Assim, os acabamentos estão sendo feitos com melhor qualidade, mas a composição dos materiais é que tornam mais difícil o seu uso.
O mármore possui as seguintes propriedades:
Já o granito, possui as seguintes propriedades:
Percebemos que as propriedades dos materiais são diferentes e, por isso, o porcelanato ganha em diversos quesitos, principalmente quando falamos de acabamento perfeito, sem frestas e espaços vazios entre as peças. Ainda, o porcelanato possui bordas arredondadas que dificultam a quebra e aumentam a resistência ao impacto.
O material do porcelanato possui a propriedade de alta resistência às manchas. Por isso, os fabricantes afirmam que testes foram feitos com vários produtos que normalmente mancham, como vinho, uva e café e nenhum deles gerou manchas permanentes.
Todas as manchas podem ser retiradas com detergente neutro e uma esponja de pia.
Por outro lado, com o uso de panelas quentes em cima do porcelanato, ele tem apresentado boa resistência às altas temperaturas, suportando temperaturas de até 1230ºC com tranquilidade. Se você colocar uma panela de alumínio, é possível que deixe um pouco do alumínio do fundo no porcelanato, mas que poderá ser limpo com sapólio.
Quanto aos riscos, o porcelanato natural é mais resistente, mas é preciso cuidar para não ficar arrastando panelas de cerâmica não esmaltadas ou outro material de forma insistente.
Já o porcelanato polido, é mais fácil de riscar, por isso que, na limpeza, deve-se usar a parte amarela da esponja para tal.
O porcelanato em bancadas de cozinha onde ocorre muita atividade, normalmente é recomendado que seja o natural, que é mais resistente aos riscos, de material esmaltado. Existem porcelanatos naturais que, na parte interna, a cor é a mesma da parte externa. Sendo assim, em caso de lascar ou quebrar, não fica muito aparente.
A resistência do porcelanato requer conhecimento de sua fabricação. Além de ser composto por 70% de rochas nobres, ele é destruído para ser refeito novamente e se tornar mais resistente. Outro fator que deixa o porcelanato resistente, é o processo de queima, que dá a resistência necessária para uma bancada de cozinha.
Para manter uma bancada de porcelanato é preciso alguns cuidados de conservação como:
Assim as bancadas de porcelanato são únicas, no sentido de beleza, praticidade, comodidade e conforto.
Por fim, respondendo à pergunta inicial: Bancada de porcelanato vale a pena? SIM! Além de ser muito mais bonita, é muito mais durável também!
Sabendo de tudo isso, temos certeza que agora será muito mais interessante escolher um bom porcelanato para o balcão da sua cozinha! Dessa forma, o ambiente ficará com estilo e muito elegante! E lembre-se: qualquer dúvida sobre esse material, volte ao post!