As bacias sedimentares são cavidades presentes no relevo, preenchidas por sedimentos de origem orgânica, ou seja, vegetais, animais mortos, algas e rochas provenientes do processo de erosão.
Elas são responsáveis por fontes de energia fóssil como petróleo e carvão mineral e por isso possuem grande valor econômico.
A saber, a maioria das jazidas de carvão mineral e petróleo se formaram nas eras geológicas Mesozoica e Paleozoica.
Além disso, no Brasil cerca de 70% das bacias sedimentares brasileiras ficam localizadas no interior, e somente 30% ficam localizadas na região costeira.
O assunto poderá aparecer em provas de vestibulares de todo país, assim como no Enem. Por isso vale a pena ficar ligado no assunto, acompanhe!
A maioria das jazidas de petróleo do planeta encontram-se em bacias sedimentares, ou seja, o material ficou por milhões de anos soterrado, entrando no processo de decomposição.
Desse modo, por conta das bactérias e da baixa quantidade de oxigênio, eles vão se transformando em petróleo e gás natural.
A saber, outro fator determinante foi o soterramento de florestas e matas. Nesse tipo de bacias sedimentares os vegetais, ao longo de milhares de anos, entraram em processo de sedimentação.
A partir daí, formam-se rochas sedimentares de origem fóssil, ou seja, o carvão mineral.
Em síntese, por conta do seu extenso território o Brasil tem diversas delas, vamos citar as principais, veja:
E então, gostou de saber um pouco mais sobre o assunto?
Não deixe de ler também – Etapa dos Ciclos das Rochas para o Enem