A Bacia Platina, que também é conhecida como Bacia do Rio Prata é uma grande região hidrográfica do Brasil e países da América do Sul. Presente no continente sulamericano ela é formada por três bacias; são elas:
A Bacia Platina possui enorme importância, por isso ela sempre acaba cotada para aparecer em questões de vestibulares e no Enem, acompanhe o artigo e fique por dentro do assunto!
A Bacia Platina é a segunda maior bacia hidrográfica do Brasil e da América do Sul, ficando atrás apenas da Bacia Amazônica.
A saber, considera-se uma das maiores bacias hidrográficas do mundo em tamanho e volume de água, estima-se que 3 milhões de km², sendo que 1,4 milhão km² encontra-se na região sul do Brasil.
Ademais, a Bacia Platina possui rios navegáveis com enorme potencial hidrelétrico. Vale destacar que além do território brasileiro ela faz parte dos seguintes países:
Todavia, devido seu potencial hidrelétrico, a Usina Binacional de Itaipu no Rio Paraná, uma das maiores do planeta, foi construída em parceria entre Brasil e Paraguai, tornando-se um feito enorme da Bacia Platina.
Contudo, além da Usina de Itaipu, outras hidrelétricas também fornecem energia para algumas cidades próximas. Além disso, os rios colaboram com a atividade econômica pesqueira.
Entretanto, devido a interferência humana na região, tornou-se uma das bacias hidrográficas mais ameaçadas do planeta. Ou seja, alguns fatores corroboram para isso, principalmente a poluição dos rios, construção de hidrovias e barragens.
A Bacia Platina é gigantesca como salientamos acima, contudo, podemos destacar os principais rios que fazem parte dela; veja:
Rio da Prata: O rio da Prata possui cerca de 290 km de extensão, trata-se de um estuário compreendido pelos rios Paraná e Uruguai, separando a Argentina e o Uruguai.
Paraná: Possui cerca de 4.880 km aproximadamente, trata-se do segundo maior rio da América do Sul e um dos maiores do planeta. Ele passa pelo Brasil, Paraguai e Argentina.
A saber, no território brasileiro ele separa as fronteiras dos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.
Rio Uruguai: Tem cerca de 1.770 km de extensão, passa pelo Brasil, Argentina e Uruguai, formando a fronteira entre essas nações.
Rio Paraguai: Possui cerca de 2.620 km aproximadamente, ele nasce no Mato Grosso e passa pelo Brasil, Paraguai, Argentina e Bolívia.
Iguaçu: Com extensão de 1.320 km aproximadamente, o rio Iguaçu passa pelo Brasil e Argentina, além de ser um dos afluentes do rio Paraná.
Paranaíba: Possui área de 1.170 km aproximadamente, o rio Paranaíba nasce em Minas Gerais e passa pelos estados do Mato Grosso do Sul e Goiás.
E então, gostou de saber um pouco mais sobre a Bacia Platina?
Não deixe de ler também – Mananciais no Brasil: O que pode ser cobrado na prova.