A Bolsa de Valores do Brasil (B3) iniciou a operação da plataforma de serviços para Open Insurance, de acordo com informações oficiais.
Conforme divulgado oficialmente, a Bolsa de Valores do Brasil (B3) iniciou a prestação de serviços para auxiliar as seguradoras a cumprirem as normas regulatórias do Open Insurance e a BNP Paribas Cardif foi a primeira seguradora a contratar a implantação da plataforma da Bolsa de Valores do Brasil (B3).
Desenvolvida em parceria com a startup Finansystech, a plataforma da Bolsa de Valores do Brasil (B3) promove o tráfego e o gerenciamento de dados entre as empresas participantes do Open Insurance, informa a própria instituição.
De acordo com as informações divulgadas pela Bolsa de Valores do Brasil (B3), as seguradoras conseguem enviar as informações para a plataforma via arquivo ou API e os dados ficam disponíveis para o compartilhamento com outras empresas dentro do ambiente da Bolsa de Valores do Brasil (B3), que também fica responsável pelos processos de monitoramento, consentimento e regras de negócio.
A proposta da Bolsa de Valores do Brasil (B3) é fornecer toda a infraestrutura necessária para que as seguradoras cumpram as normas regulatórias sem precisar montar uma infraestrutura própria para essa finalidade, informa a própria Bolsa de Valores do Brasil (B3).
Além disso, outra vantagem é que a plataforma é integrada com a base de dados do Sistema de Registro de Operações (SRO). As empresas que já utilizam a infraestrutura da Bolsa de Valores do Brasil (B3) para o registro das operações de seguros terão mais facilidade no cumprimento das normas da segunda fase do Open Insurance.
Uma vez que grande parte das informações necessárias para o compartilhamento de dados já estarão disponíveis no ambiente da B3. Portanto, a Bolsa de Valores do Brasil (B3) utiliza os esforços já realizados durante a implantação do SRO para centralizar e organizar os dados, acelerando os processos, conforme informa a própria instituição.
Assim sendo, nos próximos meses, a Bolsa de Valores do Brasil (B3) irá lançar também a função analytics, que permite a gestão e análise de dados com a inclusão de variáveis e indicadores da Bolsa de Valores do Brasil (B3).
Dessa forma, será uma vertente importante para a criação de insights, oportunidades de negócios, redução de riscos e outras soluções para que as seguradoras possam desenvolver ofertas e produtos personalizados, focados no perfil e necessidade de cada cliente e produto, conforme informações oficiais.